Publicidade
Sim & Não

Líder patina na defesa do governo

08/02/2019 às 07:22
Show carlinhos dois 6f52874d 673c 4dbd b85b 43244d0bddbe

Em sua primeira prova de fogo na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), o líder do governo e deputado de primeiro mandato, Carlinhos Bessa (PV), saiu queimado. A reação tímida em favor do Poder Executivo permitiu que deputados do Centrão e da oposição bombardeassem a atual gestão em virtude de problemas na Saúde, tema que mais chama a atenção nos últimos dias, sem que dados atualizados e comparativos fossem apresentados pela liderança do governo.

Praxe No Legislativo, é comum que os discursos da oposição sejam interrompidos por apartes da base de apoio ao governo, especialmente da liderança, para contrapor os disparos contra o Executivo. Carlinhos Bessa, ontem, assistiu Wilker Barreto (PHS) detonar a gestão Wilson Lima. 

Lentidão A defesa do governo só foi feita após diversas manifestações a respeito do setor de Saúde do Estado. “As críticas praticadas nessa Casa, pela oposição, não são construtivas. Precisamos solucionar os problemas que o Estado enfrenta e alguns dos deputados que aqui estão, tiveram essa oportunidade no passado e não fizeram”, disse Bessa, em discurso no Grande Expediente.

Reforço Da tribuna, veio do deputado estadual Fausto Júnior (PV) um pedido para a união de esforços. “Não é um problema desse governo. É um problema crônico de vários que o antecede”, afirmou. “Mas não importa quem é o culpado. O que importa é que não pode mais faltar ‘fio de sutura’ nos hospitais”, afirmou. 

Radical 1 Durante a sessão de ontem, o deputado Serafim Corrêa (PSB) sustentou que, para acabar com o monopólio das empresas terceirizadas na Saúde do Estado, só tem uma solução: a realização de um “amplo concurso público”.

Radical 2 “Os defensores do SUS há 30 anos são marginalizados na administração pública no Estado. O que nós temos aqui é um ‘Sistema de Saúde Privado’, que gera valores absurdos e que são impagáveis”, disse Serafim.

Centrão O Bloco de Independentes da ALE/AM foi formalizado ontem com seis membros, mas pode crescer e chegar a oito deputados na semana que vem.

Do contra  A deputada Joana Darc Protetora dos Animais (PR) recebeu nesta quinta-feira (7) um convite do colega Wilker Barreto para se tornar vice-líder da oposição na Assembleia. Ela ainda não aceitou. Até agora, a oposição só tem um membro.  Quando vereadora, Joana deu trabalho para a base de apoio na Câmara.

Apuração 1 O Ministério Público do Estado (MPE-AM) vai investigar irregularidades na construção de quadras poliesportivas da rede pública escolar de Urucará (260 km de Manaus) e em uma comunidade do município. Números da prestação de contas da gestão municipal estarão no cerne da investigação. 

Apuração 2  De acordo com o inquérito civil aberto pelo promotor Carlos Firmino Dantas, o Ministério Público vai levantar informações sobre um convênio entre a Prefeitura de Urucará e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que não foi cumprido pelo município.