Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Sim e Não

Machismo e eleição na OAB-AM


44845038912_8e65be1689_z_906A0534-CFC8-4CDB-985E-047973F81726.jpg
31/07/2021 às 09:13

Próximo ao fim da gestão da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Grace Benayon, as chapas já começam a se articular, inclusive com reuniões, para definirem a eleição para o próximo biênio. Nos bastidores, comenta-se que o grupo do advogado Jean Cleuter – que foi derrotado pela chapa de Grace na última eleição, encabeçada pelo atual procurador-geral do município Marco Choy – está se articulando com nomes de peso para que Grace não consiga se reeleger. 

Medo de arriscar?  E tudo, segundo fontes da coluna, tem um motivo: manter como certa a eleição do amazonense Beto Simonetti (que hoje é conselheiro federal da Ordem pelo Amazonas) para presidente nacional da OAB. Beto é da mesma chapa de Choy - que tinha como vice Grace - e para continuar sonhando com a OAB nacional, precisa se manter no cargo de conselheiro federal. 

Articulação    O grupo do atual presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, fechou uma chapa única para eleger o sucessor a partir de janeiro de 2022. E pela articulação, Beto Simonetti, será eleito como presidente da Ordem nacional. Ainda segundo fontes da coluna, ele estaria receoso e não tão confiante na reeleição da atual presidente regional, o que impediria a candidatura dele nacionalmente.  

‘Muy amigos’   É como diz o ditado: se você não pode derrotar seu inimigo, junte-se a ele. E foi isso que aconteceu. Há 10 dias, o ex-presidente da OAB-AM, Marco Choy, publicou uma foto em suas redes sociais em comemoração ao dia do amigo. Na foto, ele aparece abraçando Beto Simonetti, Jean Cleuter e Jonny Cleuter. Nos comentários, muitos se dirigem à Jean como “meu candidato”.  O desembargador do TJ-AM, Flávio Pascarelli chegou a chamar o grupo de “timaço”.  

Machismo    Nesta semana, o potencial candidato Jean Cleuter se reuniu em um restaurante de Manaus com outros juristas. O assunto era a articulação para que Grace  não  “esperneasse” com a formação da chapa masculina. Um deles chegou a comentar que “tem que deixar tudo alinhado, porque quando uma mulher começa a falar, as outras todas vão na corda”.  

Novo Ensino...  A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), realizará na próxima segunda-feira, uma Audiência Pública híbrida para debater a implantação no Novo Ensino Médio, na educação pública do Estado. O evento acontecerá no Mini Plenário Cônego Azevedo, às 10h30.

...médio   O Novo Ensino Médio começará a ser efetivado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022. O projeto será aplicado de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.

Fiscalização O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou procedimento administrativo para fiscalizar a implementação do Programa Amazonas Mais Seguro, a pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Entre as medidas anunciadas está a realização de concurso público e a reestruturação da polícia técnico científica, duas providências que forma objeto de recomendação e ações civis públicas feitas pelo MPA


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.