Publicidade
Sim & Não

Mais Médicos: repaginada é boa para o AM

11/02/2019 às 07:53
Show show mais m dicos agora 92c3937f 9e07 4cf6 8add d87a6caaead0

O fim do Mais Médicos, anunciado pela coordenadora do programa, Mayra Pinheiro, deixaria os municípios do Amazonas em frangalhos. O presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Estado, Januário Carneiro da Cunha Neto, está confiante, porém, que os planos do Ministério da Saúde são, na realidade, de reformulação. Ele diz ter ouvido a informação da boca do ministro Luiz Mandetta, dia 25 de janeiro: "A ideia que ele passou é que essa mexida vai beneficiar o Brasil profundo. O que pode ser mais profundo que o Amazonas?".

Continente

A esperança de Januário Neto é que a União passe a considerar o fator amazônico como critério de repasses e vagas. Em Tapauá, por exemplo, que tem 19 mil habitantes e 89 mil km2, a viagem de ida e volta da sede do município até a comunidade mais distante leva 26 dias.

Quem manda

Os vereadores de Manaus definem hoje a composição das 21 comissões técnicas da Câmara Municipal para o biênio 2019-2020. A partir das 9h, os interessados devem apresentar seus nomes. A definição será feita de forma coletiva, por votação aberta. 

Sete vagas

Cada comissão técnica da CMM é composta por sete membros titulares, incluindo presidente e vice-presidente, e cinco suplentes. Pelo regimento, cada vereador pode integrar até seis comissões e ser presidente de duas.

Tartarugou

O pedido de eleição indireta para o Governo  feito pelo PTN por ocasião da cassação de José Melo, em 2017, foi arquivado. Relator da ação no STF, Ricardo Lewandowski alegou (um ano e meio depois da eleição direta de Amazonino Mendes/PDT para o mandato tampão) que o objeto da ADPF 463 estava prejudicado.

Automático

O Projeto de Resolução 338/18 determina que deputados federais condenados criminalmente a mais de 120 dias de prisão em regime fechado tenham 
o mandato cassado pela Mesa Diretora sem precisar submeter a decisão ao Plenário da Casa.

Lógica

“Caso o parlamentar fique encarcerado por tempo superior a 120 dias, incorrerá em causa de perda de mandato por faltar à terça parte das sessões do ano (pena já prevista na Constituição)”, explica o autor do PR 338/18, deputado Sandro Alex (PSD-PR).

Apoio total

Reportagem da “Folha de S. Paulo” revela os bastidores das eleições para o comando do Congresso e mostra que o DEM investiu pesado (mas sem alarde) para ajudar Rodrigo Maia (RJ) e Davi Alcolumbre (AP). Só com avião particular, o partido gastou em dezembro e janeiro R$ 880 mil.

Apoio total

“Davi botou o peito na água no início de dezembro, foi a 19 estados, trabalhou incansavelmente 20 horas por dia e recebeu”, declarou logo depois da eleição um dos articuladores da vitória no Senado, o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM).

Na prática

A MRV está com inscrições abertas para o programa Portas Abertas, que oferece visitas guiadas a empreendimentos da construtora para estudantes do ensino técnico e universitário.

Reclame aqui

Quem tiver queixas contra a Justiça Federal do Amazonas não precisa mais ir a Brasília para obter resposta. Portaria do dia 24/01 criou a ouvidoria administrativa em Manaus. As sugestões, elogios, críticas, denúncias ou pedidos de informação podem ser feitos por carta, email, formulário eletrônico ou pessoalmente.