Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Editorial

Manaus merece eleições limpas


show_F_bio_Bozzebom_3ACF3674-C81C-4AB4-A334-74BFF98D0CA8.jpg
17/09/2020 às 08:11

Com a realização das convenções partidárias, está dada a largada oficial nas eleições deste ano. Foram definidos onze postulantes à Prefeitura de Manaus e os candidatos a vereador. O que se espera é que esse período até novembro seja de debate equilibrado, com propostas realistas e discursos focados em alternativas para os muitos problemas da capital. Manaus, assim como as demais cidades do País, merece eleições limpas. Chega de propostas mirabolantes e fantasiosas, basta de troca de acusações e ataques à honra e às famílias das pessoas. Temos novamente a oportunidade de testemunhar algo realmente raro: eleições pautadas pelo espírito republicano. 

Com o amadurecimento de nossa jovem democracia, já não deveria haver espaço para ataques vis, difamação, mentiras e baixaria ao longo das campanhas, como tem sido a tônica das últimas eleições. O eleitor não aguenta mais. É preciso haver cuidado especial com as fake news, mentiras disfarçadas de notícias que servem apenas para desinformar, difamar e confundir. O eleitor deve ficar atento para identificar os candidatos que adotam essa prática e decidir seus votos de maneira criteriosa. Nos últimos meses, houve a explosão de blogs e portais com proprietários na surdina por todos os cantos da internet, um indicativo do que está por vir. 

Este será um pleito diferente por causa de todas as circunstâncias difíceis causadas pela pandemia do novo coronavírus, que ainda não acabou e exige muito cuidado para não transformar a campanha em oportunidades para o vírus se espalhar. 

Certas práticas tão comuns no período eleitoral devem ser evitadas.

As tradicionais caminhadas de candidatos pelas ruas da periferia, apertando as mãos dos moradores, carregando e beijando crianças são cenas que ficaram no passado, assim como os comícios de rua. A postura dos  candidatos em relação aos cuidados necessários em face da crise sanitária também devem ser avaliados pelos eleitores com muito critério. 

Precisamos de eleições limpas, e também de eleitores, candidatos, partidos e Justiça Eleitoral responsáveis diante do cenário delicado e doloroso provocado pela covid-19, que já ceifou as vidas de quase quatro mil pessoas no Estado.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.