Publicidade
Sim & Não

Manaus vira ‘xodó’ dos candidatos

15/10/2018 às 07:13
Show manaus a critica 6e3302e6 e499 4524 bcd6 f7518d1188c3

O eleitorado de Manaus nunca foi tão cobiçado em uma campanha para o governo do Estado como na Eleição 2018. Nos últimos sete dias, as duas frentes que disputam o 2º turno fizeram uma espécie de imersão nos bairros, com destaque para a investida do governador Amazonino Mendes (PDT), que se esforça para virar o jogo na capital. Só nesse fim de semana ele passou por cinco bairros, visitou obras e prometeu mais asfalto. Já Wilson Lima (PSC) segue cultivando os mais de 500 mil eleitores que lhe dedicaram votos em Manaus.

Campanha  Crítico da Segurança  Pública do Estado no 1º turno, quando Omar Aziz (PSD) disputava o governo, o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) silenciou em suas redes sociais sobre o assalto a uma loteria no último sábado (13), que teve pelo menos 24 reféns.

Promoção  Correndo atrás dos votos da periferia de Manaus, o governador Amazonino Mendes fez uso do assalto para promover sua campanha. Vídeo publicado em seu Facebook explora o episódio como propaganda eleitoral da coligação “Eu Voto no Amazonas”.

Euforia  Na propaganda, o novo titular da SSP/AM Amadeu Soares aparece em primeiro plano, numa via do bairro São José 3, acompanhado de pelo menos uma dezena de policiais, enquanto um narrador berra: “Parabéns coronel! Parabéns coronel! O coronel sendo ovacionado aqui”.

Agora vai Amazonino tanto quis surfar sobre o episódio, que postou em seguida em suas redes sociais: “A gente tem que tratar com rispidez, com dureza os bandidos. Só assim o Brasil se livra desse momento angustiante que a gente tá vivendo”.

Disparos A ação policial durante o assalto à casa lotérica na Grande Circular foi bem sucedida, mas no São José 3, mais precisamente onde houve o confronto final entre a polícia e os bandidos, o crime continua  dando as ordens. Tanto é que uma equipe do jornal A CRÍTICA, que produzia uma reportagem para a edição de hoje, foi expulsa do local a tiros.

Ameaça A equipe era formada pela jornalista do caderno de Cidades Silane Souza, pelo repórter fotográfico Junio Matos e o motorista Antônio Costa, que estava em veículo caracterizado. A maioria dos moradores se recusou a dar entrevistas e uma mulher avisou: “É complicado”. A reportagem  deixou o local após ouvir três disparos.

Pavor Autores de vídeos que circulam nas redes sociais com  o desfecho do assalto estão ameaçados. Antes de deixar o bairro São José 3, a equipe de A CRÍTICA testemunhou um homem avisando que a ordem era “explodir” uma padaria onde se registrou pessoas comemorando a morte dos bandidos pela polícia.

Às claras O que os candidatos ao governo do Amazonas pensam sobre Direitos Humanos ficará claro amanhã, em debate que será realizado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, a partir das 14h, no auditório da OAB/AM. O evento é gratuito e aberto ao público.

Obra A empresa Simoneto Multi Serviços de Conservação e Limpeza vai receber meio milhão de reais para construir  na área externa da Fundação Dr. Thomas um espaço de lazer com pista de caminhada adaptada para pessoas com mobilidade reduzida