Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Sim & Não

Marcha indígena por direitos


ind_gena_241E79CC-CF7E-4D76-89FA-96E2001E476D.jpg
12/08/2019 às 08:19

Com o lema “Avançando e acelerando os passos da luta pela existência e vida plena”, indígenas amazonenses de diversas etnias e regiões realizam nesta terça, quarta e quinta-feira a IV Marcha dos Povos Indígenas do Amazonas. A marcha tem início amanhã, às 15h, na Praça da Saudade. O ato dos indígenas acontece simultaneamente à “Greve Nacional em Defesa da Educação, da Democracia e contra a Reforma da Previdência” que vai ocorrer na terça, no mesmo local.

Direitos Em texto de divulgação sobre a marcha, os indígenas reafirmam a necessidade de permanente mobilização e vigilância na defesa dos direitos indígenas, “no contexto de profundas violações e de retrocessos nos direitos e nas políticas indigenistas.”

Declaração Durante a marcha, lideranças darão início à construção da “Declaração de Princípios dos Povos Indígenas da Amazônia”. O documento pretende “qualificar o movimento, as organizações e as lideranças indígenas no Estado” e inibir a multiplicação de organizações e lideranças indígenas “com pouca ou nenhuma legitimidade, coerência, respeito e lealdade com as lutas históricas”.

Saúde Tem início hoje e se estende até a quarta-feira, a Reunião Técnica sobre a eliminação da malária na América do Sul. A abertura do evento acontece às 8h30, no Blue Tree Premium Manaus. O evento é organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas.

Premiados Cinco alunos do Colégio Militar da Polícia Militar II, que foram premiados com quatro medalhas de bronze e uma menção honrosa na Olimpíada de Matemática da Ásia, Asia Internacional Marth Olympic, foram recebidos com todas as honrarias pela Polícia Militar do Amazonas na madrugada de sábado. A competição aconteceu, em Taipei, Taiwan.

Careiro Castanho O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, realizou, na manhã de sábado (10/08), a entrega de materiais para a Defesa Civil Municipal do Careiro Castanho. A entrega das chaves foi feita pelo major Hélcio Cavalcante, chefe do Departamento de Resposta ao Desastre e Suporte, que representou o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel BM Francisco Máximo.

Convênio O material foi adquirido através de convênio firmado entre o município do Careiro e o Governo do Estado. Foram entregues uma viatura tipo picape, um caminhão-pipa e uma lancha. Esses veículos irão auxiliar os trabalhos realizados pela Defesa Civil do Careiro Castanho nas comunidades de difícil acesso, além de contribuir para o fortalecimento das ações preventivas e de resposta na redução de desastres naturais ou causados pelo homem.

Maria da Penha A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) realizam, hoje, às 8h, o seminário “A Lei é Para Todas – A aplicação da Lei Maria da Penha do ponto de vista do feminismo interseccional”, na ALE-AM.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.