Medo seletivo

A preocupação do candidato a prefeito de Manaus pelo Podemos, Amazonino Mendes, com um possível contágio do novo coronavírus parece estar restrita aos estúdios de TV. Após alegar precaução com a saúde para não participar de debates, por ser grupo de risco da Covid-19, Amazonino tem ido às ruas nesta reta final de primeiro turno. No domingo, por exemplo, visitou o Armando Mendes, na Zona Leste, e, de máscara, cumprimentou moradores e conversou com muitos deles.
Meio do povo - Para os últimos dias antes do primeiro turno, Amazonino já anunciou visitas em outros bairros. Mas sua participação nos dois debates programados, da Band Amazonas e da TV A Crítica, está - até aqui - descartada.
Nada mudou - A assessoria de Amazonino sustenta que ele não mudou a sua rotina de campanha e que, desde o início, o candidato tem saído para cumprimentar e conversar as pessoas, com os cuidados necessários. “Os debates e entrevistas em estúdio, no momento, estão fora do contexto de recomendação das autoridades sanitárias”.
Reforço - Nos bastidores da eleição, é dado como certo que o novo rumo da propaganda de Amazonino está sendo ditado pelo senador Eduardo Braga (MDB). O zumzum dá conta de que Braga, que chegou a Manaus dia 10 anunciando que atuaria no combate aos efeitos da pandemia, está é cuidando da campanha do aliado.
In loco - Em visita ao “Garajão”, o candidato do PCdoB, Marcelo Amil, criticou a decisão de vereadores sobre a venda do prédio. No local, ele conversou com trabalhadores do entorno e repetiu um de seus compromissos de campanha: usar o local para montar 12 creches para filhos dos trabalhadores do Centro.
Livros - Entidades do setor do livro elaboraram agenda, com cinco propostas, que está sendo enviada a mais de 100 candidatos a prefeito de 22 capitais, incluindo Manaus. Entre os pontos estão ampliação e melhoria da rede de bibliotecas e apoio a eventos literários, saraus e feiras de livros.
Leitores - A coluna perguntou aos 11 candidatos a prefeito de Manaus qual o último livro que cada um leu. As respostas, que vão de auto-ajuda a biografias, está no Sim&Não (clique aqui para ler).
Pente fino - Começa no dia 16, segunda-feira) as inspeções ordinárias 2020 do Tribunal de Contas em todos os municípios do interior do Amazonas. Cem servidores, divididos em 26 equipes, percorrerão todos os municípios para auditorias.
Timaço - A Suframa reúne hoje um time de peso para anunciar união de forças na construção de diretrizes, políticas e planos para a Amazônia e projetos setoriais para os próximos anos. Estarão hoje em coletiva de imprensa na autarquia os chefes da Sudam, Basa e de entidades de classe dos setores industrial, comercial e agropecuário.
Prestígio - O Governo Federal lança hoje a Aliança pela Retomada do Turismo, no Palácio do Planalto, em Brasília. A presidente da Amazonastur, Reselene Medeiros, e o vice, Orlando Câmara, foram convidados para a cerimônia.
Prestígio 2 - A importância no Amazonas nesse cenário de retomada da atividade foi medida em setembro, quando o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, fez questão de vir ao Amazonas lançar o plano estadual de apoio ao turismo, o Amazone-se.