Publicidade
Sim & Não

Melo vira motivo de provocação

08/05/2018 às 21:32 - Atualizado em 08/05/2018 às 22:05
Show melo

O clima na Assembleia já anda quente, mas os deputados encontraram um motivo a mais para lançar provocações: citar o ex-governador José Melo. Foi assim, ontem, durante um bate-boca do presidente da Casa, David Almeida (PSB), com o líder do governo, deputado Dermilson Chagas (PP). “O senhor era líder do Melo”, provocou Dermilson. “Vossa excelência votou todos os projetos do Melo aqui”, devolveu David. Dermilson negou e David rebateu: “Eu era o líder e você seguia a minha orientação”. 

Jabuti A discussão de Dermilson e David Almeida ocorreu em virtude da “emenda jabuti” que alterou o acordo feito para votar a mensagem do governo que tratava do reajuste dos servidores da Saúde.

Sabatina O balizamento e a sinalização do rio Madeira voltaram a ser debatidos ontem em Brasília, desta vez, na Comissão de Infraestrutura do Senado, durante sabatina ao engenheiro Adalberto Tokarski para a presidência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Argumento  Durante a sessão, o senador Eduardo Braga, presidente da CI, disse que é preciso acabar com os pontos de estrangulamento no rio Madeira, principalmente a jusante de Humaitá. O rio Madeira é via de escoamento da soja e do milho que vêm para o porto de Itacoatiara para serem exportados, além de 70% da logística de abastecimento da indústria do atacado e varejo do Amazonas e de Roraima.

De olho Por iniciativa do procurador da República Edmílson Barreiros, o Ministério Público Federal no Amazonas abriu um procedimento administrativo a fim de acompanhar os desdobramentos da “Operação Compensa”. 

Lá atrás Deflagrada pela Polícia Federal em julho de 2013, a Operação Compensa desarticulou um grupo que  desviava verba da Previdência Social. À época, a ação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de condução coercitiva.

Intensivão 1 A ALE/AM decidiu instruir os próprios membros da Casa, além de prefeitos, vereadores e pré-candidatos, sobre os “aspectos legais, sociais e tendências” no que diz respeito às regras da Eleição 2018. Para isso, fará um seminário no dia 14 de maio.

Intensivão 2 Entre os palestrantes do seminário organizado pela ALE/AM está o presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, que falará, com conhecimento de causa, sobre “financiamento e prestação de contas da campanha eleitoral”. Nas últimas eleições ele prestou assessoria jurídica para o senador Eduardo Braga (MDB) e o prefeito Arthur Neto (PSDB). 

Intensivão 3  O juiz Jorsenildo Dourado também foi escalado para o seminário e falará para a plateia de políticos e estudantes sobre “O que o eleitor quer?”. Também ministrarão palestra no evento o especialista Leland Barroso, servidor do TRE/AM, e o publicitário Édson Costa, sócio da Oana Publicidade.

Data Os deputados estaduais decidem hoje se, no Amazonas, o “Dia Estadual do Músico” será comemorado todo dia 22 de novembro. A data faz alusão ao Dia de Santa Cecília, reconhecida como “padroeira dos músicos”. A proposta é do deputado Adjuto Afonso (PDT).