Segunda-feira, 01 de Março de 2021
Sim e Não

Menos de 50% de indígenas vacinados no Amazonas


yytt_3C04796D-F99E-4565-99B8-9B10407279E9.JPG
20/02/2021 às 09:19

Com mais de um mês desde o início da vacinação contra Covid-19 no Amazonas, dados da Fundação de Vigilância em Saúde do AM  apontam que menos da metade dos indígenas aldeados (47%) tomaram a primeira dose da vacina. Ou seja, de pouco mais  de 100 mil que estão no plano, somente 47 mil foram vacinados.  Além da  dificuldade  logística no Estado, a  falta de informações concretas sobre a vacina  dificultam a adesão, conforme constatou o Ministério Público do Amazonas.      

Boatos   O pr omotor de Justiça Eduardo Gabriel acompanhou a  equipe de vacinação como parte de um procedimento  instaurado para acompanhar o plano nacional de operacionalização da vacinação em Carauari. Segundo ele, os indígenas demonstraram receio quanto ao imunizante. 

‘Virar jacaré’   Em conversa com o promotor de justiça, o chefe indígena, Atowé Kanamari, revelou que o medo da vacina se originou de vários boatos. O líder da aldeia também relatou que alguns índios ouviram falar dos efeitos colaterais da vacina, dentre eles, a possibilidade de adquirir características de um jacaré.

Novo bloco   Os deputados Belarmino Lins (PP) e Cabo Maciel (PL) oficializaram junto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a formação de um novo bloco partidário no Parlamento Estadual, reunindo, além de Belão e Maciel, os deputados Álvaro Campelo (PP), Mayara Pinheiro (PP) e Joana Darc (PL). O bloco vai dispor de 25 minutos no Grande Expediente da Aleam. Maciel será o líder, tendo Joana na vice.

“A hora vai chegar”   Após troca de farpas entre o governador Wilson Lima (PSC) e o senador Eduardo Braga (MDB), o deputado federal Marcelo Ramos (PSL) fez um pedido no Twitter. “Gov. Wilson e Sen. Eduardo, peço humildemente que evitem o conflito nesse momento. O AM ainda precisa de todos nós unidos pra combater a pandemia. [...].Vai chegar a hora da disputa, mas não é agora!”, disparou. 

PDL para...   O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) deu entrada no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a Resolução N.159, do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (GECEX), publicada no último 17 de fevereiro, que reduzirá, gradativamente, de 35% para 20% o Imposto de Importação de bicicletas no país, prejudicando as empresas no Brasil. 

...sustar resolução  A medida inviabiliza   principalmente as fábricas do setor instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O projeto de Zé Ricardo conta com a assinatura de parlamentares da Câmara Federal de diversos estados brasileiros, apoios importantes na luta pela defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Auxílio...  Artistas e empresários do setor cultural, eventos e turismo do Amazonas pediram, durante Audiência Pública virtual realizada na última sexta-feira pela Comissão de Cultura e Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), urgência na liberação de auxílio emergencial para profissionais desse segmento, que há um ano sofrem prejuízos dos efeitos da pandemia de Covid-19.

...para artistas  Mediado pelo presidente da Comissão, deputado Saullo Vianna (PTB), o debate contou com o apoio da deputada Alessandra Campêlo (MDB), e teve como objetivo ouvir representantes dos mais variados segmentos culturais para então, construir uma proposta viável que atenda aos pleitos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.