Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
Sim & Não

Menos mortes no trânsito


DIVULGA__O_Detran-AM__4___2__7D98B90A-5588-4EC4-BB9B-DEB6697A1FCB.jpg
12/01/2020 às 10:10

As ações de educação e fiscalização realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ao longo de 2019 se mostraram eficientes. No mês de dezembro, o Amazonas bateu recorde na redução do número de vítimas fatais no trânsito. No período, o estado registrou o menor número de mortes do tipo em 10 anos. Se forem contabilizadas as mortes no trânsito em todo o ano passado, o número continua sendo o menor em sete anos no Estado.

Festas de fim de ano  A redução no número de vítimas fatais também ocorreu nas semanas do Natal e Ano Novo. Em Manaus, entre os dias 24 de dezembro de 2019 e o dia 1° de janeiro de 2020, foram registradas 4 mortes em decorrência de acidentes de trânsito, representando um decréscimo de 20% em relação ao mesmo período de 2018.

Mais ações   Ao longo de 2019, o Detran-AM realizou 272 operações de fiscalização, um aumento de 73% em relação ao ano de 2018, quando ocorreram 157 operações. As ações de fiscalização e educação alcançaram, no ano passado, 209.906 pessoas em Manaus e em 18 municípios do interior. A melhor notícia é que o reforço nas ações traduziu-se em  mais segurança no trânsito.

Setor primário   Aproximadamente R$ 28 milhões serão destinados para investimento no setor primário em 2020, em linhas de crédito e subvenção econômica. O anúncio foi feito durante a semana pela Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), juntamente com a Agência de Fomento do Estado Amazonas (Afeam).

Medidas   Organizada por meio de uma parceria entre as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Segurança Pública (SSP-AM) e a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), a audiência pública que discutiu a segurança de usuários e motoristas de transportes por aplicativos decidiu que as empresas serão convocadas para dialogar sobre medidas a serem viabilizadas.

Lembrança   O deputado federal Pablo Oliva (PSL) publicou em suas redes sociais uma postagem lembrando uma campanha lançada pelo Conselho Nacional de Justiça há aproximadamente três anos contra a sexualização infantil: “Criança não namora nem de brincadeira”.

Passinho   Mesmo negando que se candidatará à Prefeitura em 2020, o ex-governador Amazonino Mendes tem frequentado as mídias sociais com memes criados por seus apoiadores. Anda circulando um vídeo muito engraçado chamado “O passinho do Negão”, em que Amazonino surge dançando ao som de um funk.

Posse   Os novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) tomaram posse na última sexta-feira (10) para mandatos de dois anos, com início em 1º de janeiro de 2020 e término em 31 de dezembro de 2021.

Volta às aulas   Um levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) apontou que os materiais escolares, em 2020, devem custar, em média, 8% a mais do que no ano passado.

Foto: Divulgação/Detran-Am


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.