Publicidade
Sim & Não

Mesa da ALE limita o uso da tribuna

19/05/2016 às 21:53
Show josu  neto

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) baixou ato proibindo que deputados cedam espaço para populares ou representantes de classe fazerem discursos na tribuna da Casa. Segundo o ato, nas reuniões plenárias a tribuna deve ser ocupada exclusivamente por parlamentares. Na prática, a medida sepulta a tradicional “cessão de tempo”, que ocorria sempre que, durante um debate, deputados cediam espaço para seus convidados se pronunciarem.

Nem tudo que...  

O presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), diz que pode até parecer antidemocrático, mas o ato é “justamente para garantir a participação de todos dentro da lei”. O ato foi publicado no Diário Oficial da Assembleia do dia 13.

...parece é

Josué afirma que o direito a voz nas audiências públicas, sessões especiais e homenagens continuará assegurado a qualquer cidadão. Mas no pequeno expediente, no grande expediente e na ordem do dia, só deputado ocupa a tribuna. Está no regimento.

É sim  

Pegos de surpresa com o ato, deputados de oposição criticam a decisão. Para Luiz Castro (Rede), a medida é autoritária e representa um retrocesso. Já Alessandra Campelo (PMDB) diz que a mudança revela o “medo” que a base do Governo tem do povo.

Afinando

O presidente  eleito do TJ-AM, Flávio Pascarelli, se reuniu com o deputado Josué Neto, na ALE-AM, ontem, para tratar de matérias de interesse do Judiciário que serão discutidas na Casa nos próximos dias.

Tesouras nas mãos 

No encontro, os chefes do Judiciário e do Legislativo também falaram das medidas de austeridade que ambos tomarão diante da queda no orçamento. Ambos receberam o pedido do governador José Melo (Pros), em reunião nesta semana.

Serve pra quê?

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) disse essa semana que a ALE-AM precisa dar um jeito de fiscalizar o cumprimento das leis que aprova. O parlamentar afirmou que iria formalizar a queixa junto à Mesa Diretora, por meio de um requerimento.

Que dedo 

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino, afirma que o presidente interino Michel Temer (PMDB) tinha outras opções para líder do governo na Casa. Para ele, Temer escolheu André Moura (PSC) por influência, sim, de Eduardo Cunha (PMDB).

Sou o mesmo

 Sobre nota da coluna, o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, informou que a eleição direta para advogados na disputa por vagas de desembargador continua sendo defendida por ele. E lembrou que a prática foi inaugurada por seu antecessor e aliado, Alberto Simonetti Filho.

De olho

Advogados estão de olho no posicionamento da OAB-AM quanto à eleição que indicará os nomes daqueles que disputarão uma das sete novas cadeiras de desembargador do TJ-AM. As vagas deverão ser instaladas pelo novo presidente da Corte, Flávio Pascarelli.

Repulsivo

Internautas criaram um evento batizado de “vomitaço” na página do Facebook do deputado estadual Platiny Soares (DEM). Nesse fim de semana, grupos pretendem malhar o político no mundo real também.