Publicidade
Sim & Não

Metade da bancada amazonense quer a cassação de Eduardo Cunha

07/09/2016 às 22:08 - Atualizado em 07/09/2016 às 22:10
Show cunha

Quatro dos oito deputados federais pelo Amazonas prometem votar a favor da cassação do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Confirmaram os votos pela queda definitiva de Cunha, pessoalmente ou por meio de suas assessorias, os deputados Silas Câmara (PRB), Hissa Abrahão (PDT), Pauderney Avelino (DEM) e Alfredo Nascimento (PR). O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para o dia 12 a sessão de julgamento do seu antecessor.

No muro

O candidato a vice na chapa do prefeito Artur Neto (PSDB), deputado federal Marcos Rotta (PMDB), diz que não sabe se vota a favor ou contra Cunha. Mas garante que estará na sessão do dia 12. “Vou aguardar os desdobramentos”, afirmou o parlamentar.

Desconhecido

A coluna tentou sem sucesso falar com a deputada federal Conceição Sampaio (PP) e Átila Lins (PSD). Questionado via mensagem, o deputado Arthur Bisneto (PSDB) não respondeu até o fechamento da edição.

Assepsia

Candidato a prefeito de Manaus, Hissa Abrahão afirma que a política precisa ser depurada, e que “aqueles que cometem desvios em sua conduta política precisam ser punidos”.

Costurando

Pauderney Avelino, segundo assessores, trabalha nos bastidores para garantir que haja quórum e o julgamento ocorra no dia 12. Para a cassação são necessários 257 votos. Mas para iniciar a sessão, é preciso ter um número igual ou maior de deputados na Casa.

Rosto colado

O candidato a prefeito de Manaus do PR, Marcelo Ramos, lançou adesivo para carro com a imagem da ex-primeira-dama, Nejmi Aziz (PSD). O político tem colado em Nejmi, que tenta transferir para a ele a simpatia que muitos eleitores têm por ela.

Veja bem

O chefe da Casa Civil de Artur Neto, Márcio Noronha, diz que Marcelo Ramos ignora informações, ou age de má fé, quando diz que a administração tucana recebeu mais recursos que os prefeitos anteriores.

Variáveis ocultas

“Ele não leva em consideração a correção monetária, a inflação e os reajustes de salário de servidores. Não sei se por má-fé, ignorância ou esquecimento na hora de fazer o cálculo. Vou torcer para ser esse último”, declarou Márcio.

Crescente

Os municípios de Autazes, Tabatinga e Rio Preto da Eva são os únicos do Estado que vão receber Fundo de Participação dos Municípios (FPM) maior em 2017.

Novo cálculo

A tabela com o demonstrativo populacional dos municípios do Amazonas de 2016, que serve de base para a distribuição do FPM de 2017, foi publicada no final de agosto.

Na mesma

Segundo a estimativa do IBGE, sete cidades no Amazonas tiveram redução populacional (Fonte Boa, Itamarati, Japurá, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Tapauá e Tefé). Mesmo assim, o coeficiente do FPM desses municípios continuará o mesmo.

Eleição

O juiz Cássio Borges, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), é candidato a vice-presidente da AMB na chapa “De Magistrado para Magistrado – Construindo uma só voz”, encabeçada por Gervásio Santos.

Oficial

O lançamento da chapa em Manaus será realizado no dia 10, com a presença dos associados da Amazon.