Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Sim & Não

Ministro Moro pede socorro


agora_s_rgio_F71B4EC6-68DF-4666-9F7A-47E3E9DAF96E.JPG
09/05/2019 às 07:27

Com dificuldades para defender seu pacto anticrime e vendo a possibilidade da iniciativa naufragar, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, tem buscado apoio de figuras-chave nas bancadas. Ontem, após reunião na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Moro pediu ajuda do deputado federal Pablo Oliva (PSL) para explicar os pontos do projeto à população. O afago do ministro faz parte de sua cruzada pessoal para destravar o projeto. 

Mobilidade  Já está valendo a fusão entre a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). As atribuições das duas instituições são agora do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A criação do novo instituto foi publicada na edição do Diário Oficial do Município.

Saúde  No dia 30 de maio, o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, participará de audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para detalhar o primeiro relatório quadrimestral de 2019. O convite partiu da deputada Mayara Pinheiro (PP), presidente da Comissão de Saúde e Previdência da ALE.

Explicações   O ministro da Economia, Paulo Guedes, será convidado a prestar esclarecimentos na Comissão da Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra), da Câmara dos Deputados, sobre declarações contra a Zona Franca de Manaus (ZFM) feitas no mês de abril.

Projeto  O ministro também será questionado sobre o projeto do governo para a Amazônia, área estratégica e de riquezas naturais. O requerimento convidando o ministro, de autoria do deputado federal José Ricardo (PT), foi aprovado na quarta-feira pela comissão.

Pagamentos   O relatório envolve a prestação de contas de pagamentos aos servidores, além de verificar o estoque da Central de Medicamentos. Também a convite da deputada Mayara, no dia 11 de junho, a secretária executiva da Susam, Vanessa Lima, irá à Casa para discutir o contrato da OS responsável pela administração do hospital Delphina Aziz.

Capacitação 1 Amanhã o Governo do Amazonas lança um catálogo com mais de 400 capacitações para servidores do Estado. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela Escola Governar.

Capacitação 2 Essas capacitações utilizam uma plataforma que permite cursos em formato de Educação a Distância (EAD), embora a maior parte dos cursos sejam presenciais. O Estado conta com uma força de trabalho formada por quase 80 mil profissionais.

Fundeb O deputado federal Sidney Leite (PSD) passou a integrar a Comissão Especial que vai analisar a PEC do Fundeb (PEC 015/15). Com 47 membros, a comissão foi instalada ontem e tem como objetivo analisar  a Proposta de Emenda à Constituição, que torna o Fundeb em caráter permanente.

CPI Respondendo a críticas de que a CPI da Gasolina ainda não conseguiu deslanchar na ALE-AM, a presidente da comissão, deputada Joana Darc (PR) garante que as primeiras oitivas serão anunciadas em breve.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.