Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Editorial

Momento de unir forças


82d6a48c-9ccf-4efe-96bb-781432ad1fc7_8E37094D-4DDE-4D07-A52C-5DAA0F7C59E9.jpg
12/01/2021 às 06:54

Reunidos em um mesmo palco para receber o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Manaus, políticos amazonenses de diferentes matizes e que muito recentemente estiveram em lados opostos são um retrato do que o Amazonas mais precisa para sair da difícil situação em que se encontra: união. O ministro ouviu os apelos e anunciou expressivo volume de vacinas para o Estado ainda este ano, com a imunização simultânea para todo o País podendo começar no próximo dia 20. Anunciou, também, detalhes do projeto piloto de diagnóstico clínico que vai começar pelo Amazonas.

O momento é de guardar bandeiras e esquecer partidos. Guerras por poder devem dar lugar à batalha contra o novo coronavírus, levando como “arma” tudo que a ciência pode nos oferecer até aqui. Distanciamento social, álcool em gel e uso de máscara devem ser cartilha em todas as escolas. Unir forças para enfrentar a pandemia, cuja nova onda ameaça famílias inteiras no Estado e já levou pais, mães e amores de 5.756 delas, é imprescindível.

O coro do prefeito de Manaus, David Almeida, e do governador do Amazonas, Wilson Lima, por mais atenção para a situação local precisa ser engrossado por cada um de nós. Queremos vacina! O pedido de socorro coletivo tem mais chances de chegar às autoridades federais responsáveis por definir os rumos das políticas públicas de saúde.

O início da vacinação é esperado por todos e representa uma luz de um futuro melhor em uma época tão incerta no mundo. A Crítica se junta a esse coro por vacinação gratuita e universal. E, paralelo a isso, fazemos coro também por equipamentos, oxigênio, servidores da saúde, medicamentos  que possam ajudar os 1.391 pacientes internados e os mais de 300, sendo 49 em estado grave, que esperam por um leito hospitalar no Estado. A ampliação da capacidade de atendimento, feita em boa parte com recursos federais, infelizmente ainda não é suficiente. Precisamos de mais. O pico da pandemia está previsto para a próxima semana e precisamos chegar a ele com a certeza de que fizemos tudo que poderia ser feito por cada paciente.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.