Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
Sim & Não

‘Morte anunciada’ no PIM


fieam_8AE97B88-9F11-4BFC-9B2D-2639ACF62922.JPG
18/01/2020 às 07:07

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) emitiu nota oficial ontem (17) na qual classifica como “morte anunciada do polo concentrados” as medidas do Governo Federal em relação à alíquota de IPI para a produção de concentrados na Zona Franca de Manaus (ZFM). Na nota, a Fieam apela ao presidente Bolsonaro que reconsidere a medida que volta a reduzir a o IPI do setor a 4% em três anos. O futuro é incerto para a cadeia produtiva de concentrados”, diz a FIEAM.

Viabilidade   Somente com uma alíquota mínima de 8% seria possível manter uma estrutura produtiva viável economicamente, para a fabricação de concentrados, diante das dificuldades de logística e infraestrutura produtiva da região, segundo a Federação das Indústrias.

União   À coluna, o presidente da Fieam, Antônio Silva, afirmou que, nesse momento, “temos de estar todos unidos para preservarmos nossos empregos”.

Otimismo   Já o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, se mostra bem otimista em um vídeo postado nas redes sociais ao lado da rampa do Palácio do Planalto. “O presidente Bolsonaro tem compromisso com a Zona Franca de Manaus! Selva!”, afirma Menezes na postagem.

Interior   O deputado federal Alberto Neto (Republicanos) lembra que o Polo de Concentrados não gera empregos apenas na capital, mas também no interior. “Mais de duas mil famílias trabalham com o guaraná em Maués, em Presidente Figueiredo com a cana de açúcar. E essa população que está empregada deixa de desmatar a floresta”, afirma o deputado.

Gelo   Em audiência com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos) tratou sobre a reativação das fábricas de gelo nos diversos municípios do Amazonas, assim como, sua distribuição gratuita. 

Gelo 2   O Secretário garantiu ao deputado que em fevereiro estará em Manaus para assinar um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério e a Federação de Pescadores do Amazonas para que o gelo volte a ser produzido nas fábricas e distribuído gratuitamente.

Parintins   A Defesa Civil do Amazonas enviou dois engenheiros e um agente para Parintins com o objetivo de participar de uma reunião, ontem, (17) com o prefeito em exercício do município, Tony Medeiros, secretários e vereadores. A missão dos agentes é realizar uma vistoria na orla do município, em decorrência do desastre de erosão das margens fluviais, ocorrido no dia 29 de dezembro de 2019.

Cooperação   A Amazonas Energia assinou um acordo de cooperação técnica com o Procon Manaus, para atendimentos aos consumidores na sede do órgão de defesa do consumidor, localizada na rua Afonso Pena, 38 Praça 14 de Janeiro. 

Blitz   O movimento Direita Amazonas promove hoje (18), a partir das 8h, a 1ª Blitz de Apoiamento + Adesivaço “Aliança pelo Brasil”. O posto de informações e coleta de assinaturas no cartório Fioretti, localizado no Parque 10 de Novembro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.