Publicidade
Sim & Não

MPE ‘caça’ ex-fantasmas da Ouvidoria

12/03/2019 às 08:02
Show 14 8bc3ac6f 2745 492f 9e46 809e8ae6398f

Um inquérito civil aberto pela 78ª Promotoria de Patrimônio Público vai aprofundar uma investigação em curso no Ministério Público do Estado (MPE-AM) desde o ano passado e que apura o emprego de "funcionários fantasmas" na Ouvidoria da Prefeitura de Manaus. Um Procedimento Preparatório constatou "suposto não exercício das atividades no órgão ou o não cumprimento integral do expediente" por três servidores já exonerados da Ouvidoria. A apuração é comandada pelo promotor Ronaldo Andrade.

Passado

Procurada pela coluna, a Ouvidoria da Prefeitura de Manaus disse que “atendeu a todas as solicitações do Ministério Público referentes a servidores nomeados na gestão anterior”. “Ressaltamos que a atual gestão não conta mais em seus quadros com os servidores que foram alvo do procedimento preparatório”, comunicou o órgão.

Ruptura

Conforme apurou a coluna, o trio suspeito de embolsar dinheiro público sem trabalhar foi nomeado pelo então Ouvidor do Executivo Municipal, Afonso Lins. O engenheiro foi candidato a deputado estadual pelo PV, em 2018, mas não logrou êxito. Ele deixou a Prefeitura rompido com o grupo de Arthur Neto (PSDB).

Chama o juiz

No Brasil inteiro, mais que triplicou o número de demandas judiciais por atendimento no SUS entre os anos de 2014 e 2018. O dado foi divulgado ontem pelo ministro do STJ, Mauro Campbell, em palestra sobre a "judicialização da saúde", organizada pela Escola Superior da Magistratura (Esmam).

Volume

De acordo com Campbell, 1,5 milhão de pacientes recorreram aos tribunais, em 2018, para receber algum tipo de atendimento na área de saúde, no País. Em 2014,  ações desse tipo somaram 392,9 mil.

Correndo atrás

O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, cumpre agenda em São Paulo e Brasília, esta semana, para tratar da captação de recursos para eventos como os Festivais de Ópera e de Parintins. Em São Paulo, além de encontro com empresários, ele participa do programa Panorama, da TV Cultura SP, com a qual também discute a transmissão nacional do Festival de Ópera.

Bancada

Ainda em SP, Apolo se reúne com o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão. Em Brasília, ele tem reuniões com parlamentares da bancada do AM. Na pauta, projetos sobre  emprego e renda, recursos para manutenção do patrimônio histórico e para ações de valorização da cultura do interior.

Nutrição

Mais de 500 crianças no município de Novo Airão já receberam atendimento no projeto “Organização da Atenção Nutricional na Atenção Primária”. A ação é desenvolvida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) em parceria com a Prefeitura de Novo Airão e instituições como UEA e INPA.

Estudo

Segundo a nutricionista Estér Mourão, o objetivo é avaliar a situação nutricional das crianças até 5 anos na cidade. O projeto vai elaborar um relatório para mostrar o que pode mudar na alimentação das crianças de Novo Airão e, com isso, desenvolver um projeto nutricional nas escolas da cidade. “O impacto nutricional na atenção primária é para a vida inteira”, explica Estér Mourão.