Publicidade
Sim & Não

MPE exige explicações sobre ‘fila’ de espera no Francisca Mendes

20/07/2017 às 21:41
Show francisca

Em recomendação ao governador David Almeida (PSD) e ao titular da Susam, Vander Alves, o MPE/AM, baseado na conclusão de um inquérito que investigou o caso, enviou ao Poder Executivo recomendação para que o Estado acabe com a fila de espera por cirurgias no Hospital Francisca Mendes, e exige respostas, num prazo de dez dias, para as demandas elencadas. O MP critica a falta de leitos e o contrato com empresa terceirizada que limita a 12 o número de   cirurgias pediátricas.

Rotina   Segundo o MP, há um problema “sistemático” de atendimento no  Francisca Mendes, onde o direito à saúde  “é violado a cada minuto”. O órgão sustenta que 142 crianças cardiopatas aguardam por cirurgia e outros 130 pacientes precisam passar por cateterismo. Há 500 servidores terceirizados, o que o MP também critica.

Melhorias   Diretor do hospital, o médico Pedro Elias argumenta que o centro é o único no Norte do Brasil a realizar atendimento de alta complexidade e ressalta que doenças como a cardiopatia  viraram um “problema nacional”. Segundo ele, as soluções estão sendo dadas a médio e longo prazo. “A capacidade precisa ser ampliada”, admite.

Expedição O PMDB do senador Eduardo Braga convocou os parlamentares do partido na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) para participar de uma caravana rumo ao interior do Estado neste final de semana.

Vou não, quero não   Uma das recomendações da legenda era a de que os parlamentares mostrassem "força política" nas cidades com a apresentação de lideranças a Braga. Dos que têm mandato, não compareceram no embarque da comitiva os deputados Vicente Lopes e Wanderley Dallas.

Ordem   O prefeito Arthur Neto (PSDB) determinou a todos os secretários e funcionários comissionados da Prefeitura de Manaus mudança em seus perfis no WhatsApp para estampar o número de campanha do candidato ao governo Amazonino Mendes (PDT). Quem não cumprir a ordem, vai ter sua situação “reavaliada” na Prefeitura.

Solto Na noite da última quarta, Amazonino mostrou que está feliz da vida com a campanha. Dançou forró, animado, ao lado de várias mulheres.

Reverência  No roteiro de entrega simbólica das promoções dos praças e oficiais da PM, em evento marcado para hoje na Arena Amadeu Teixeira, consta uma homenagem ao governador David Almeida (PSD), cuja presença na solenidade foi confirmada por sua assessoria.

Jeitinho Em maio, quando  assumiu o governo em substituição a José Melo, David solicitou estudos orçamentários e jurídicos e travou negociação com as categorias que exigiam as promoções e o escalonamento. Ao final, passou a caneta para Flávio Pascarelli, presidente do TJ/AM, para fugir de complicações eleitorais. 

Direito Agora é lei: todas as empresas que comercializam produtos em Manaus, e que não tenham assistência técnica para resolver eventuais problemas na capital, estão obrigadas a deixar o consumidor ciente dessa informação, no ato da compra. O descumprimento da nova norma rende multa de até 50 UFMs.