Publicidade
Sim & Não

MPE pede a 'demissão' de Betinha Valeiko

08/12/2017 às 20:47 - Atualizado em 08/12/2017 às 21:02
Show whatsapp image 2017 12 08 at 20.45.39

O Ministério Público do Amazonas enviou ao prefeito e presidenciável tucano Arthur Virgílio Neto, esta semana,  recomendação para que ele exonere a primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, da presidência do Fundo Social de Solidariedade (FSS). “Betinha”, como é conhecida, foi nomeada pelo marido no dia 22 de maio, com salário de R$ 15 mil. Para o MP, o ato de nepotismo está evidente, já que ela não reúne a qualificação necessária para atuar na pasta. O pré-candidato à Presidência pelo PSDB tem 15 dias para responder ao MP. 

Em Família   Em 2017, Arthur Virgílio Neto decidiu entregar à família o comando da Prefeitura de Manaus. Nomeou o filho, Arthur Bisneto, como chefe da Casa Civil, e deu à esposa, Elisabeth Valeiko, poderes para dar ordens a secretários. Alguns gestores pediram exoneração por causa de “Betinha”. Outros foram “demitidos” por ela. 

Jurisprudência  O pedido de demissão só não alcança o deputado federal licenciado Arthur Bisneto porque o MP avalia, a partir de entendimento do STF, que em se tratando de cargos políticos, como a Casa Civil, qualificação e experiência descaracterizam o nepotismo.  Bisneto é parlamentar há 14 anos. Já “Betinha”, titular de um fundo social, é arquiteta. 

Tic, Tac   Os investigadores da “Operação Traíra”, que flagrou fraudes em convênios da Fepesca, acreditam que podem chegar a “peixes graúdos”. Questão de tempo. 

Cachimbo...   Passados pouco mais de três meses do resultado da eleição suplementar, que sagrou Amazonino Mendes (PDT) como vitorioso, a poeira dentro do PMDB, que se dividiu no pleito, começou a sentar. 

...da Paz  Na última quinta-feira, o deputado estadual Wanderley Dallas reassumiu  a vice-liderança do PMDB na Assembleia, após reunião 
com a líder do partido na Casa, Alessandra Campelo. Ela agora trabalha para apaziguar o coração de Vicente Lopes. 

Próxima!  O realinhamento do PMDB na Assembleia é apenas uma parte do projeto do partido, que já começou a trabalhar de olho nas eleições de 2018 e 2020. Líder do partido no AM, Eduardo Braga deve ser candidato à reeleição para vaga no Senado Federal e busca força entre as lideranças do interior.

Reconstrução  O planejamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) de ampliação de distritos policiais 24h também prevê a retomada de obras paralisadas, como a do 16º DIP, no Morada do Sol, construído pelo governo do Estado e abandonado posteriormente. 

Em boa hora  No desenho traçado pela SSP/AM, o anexo da Delegacia da Mulher que funciona no bairro Cidade de Deus, na Zona Leste de Manaus, será transformado em uma nova Delegacia da Mulher. 

Novo posto   Demitido na última quarta-feira (6) do cargo de secretário estadual de Educação, José Augusto de Melo Neto participou do lançamento programa “Internet para Todos”, quinta, já na condição de titular do Cetam. O lançamento do programa teve a presença do ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab. 

Merecimento   Na próxima terça-feira (12), a Universidade Aberta da Terceira Idade da UEA será homenageada na Assembleia Legislativa. A sessão solene vai enaltecer os dez anos da instituição.