Publicidade
Sim & Não

MPE rejeita reclamação contra média em escola da PM

19/01/2018 às 19:56 - Atualizado em 19/01/2018 às 20:00
Show rigidez

Como se não tivesse casos rumorosos de corrupção para apurar, o MPE/AM recebeu um pedido de investigação contra a direção da Escola Estadual Cândido Mariano, acredite, pelo seguinte motivo: a exigência de média 7,0 para aprovação no ano letivo. Conforme a reclamação, anônima, o aluno reprovado não pode seguir na escola. Ao sustentar que  “não há nenhuma vedação legal” à prática instituída pela escola, a promotora Cláudia Maria Raposo, óbvio, mandou arquivar a “denúncia”. 

Gestão pública   A obra de uma creche no município de Manacapuru se tornou motivo de dor de cabeça para dois ex-prefeitos da cidade: Angelus Figueira e Jaziel Nunes de Alencar. 

Causa   A pedido do atual prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo, o MPF abriu uma apuração que tem como fim investigar a paralisação indevida da construção da creche, financiada pelo FNDE, com custos calculados em R$ 1,3 milhão. O inquérito pode culminar em uma ação de improbidade administrativa. 

Interior  Com investigações, em sua absoluta maioria, voltadas para o interior do Amazonas, a mira do MPF também está apontada para os municípios de Itacoatiara, Maués, Parintins, entre outros, conforme demonstram publicações no Diário Oficial da instituição. 

Acerto de contas   No caso de  Itacoatiara, um inquérito civil  vai analisar a aplicação dos recursos do FNDE para a construção da cobertura da quadra de uma escola. A má utilização de recursos federais para a educação, em cidades do interior, é alvo de diversos inquéritos do Ministério Público Federal. 

Resultado   O secretário de Estado do Meio Ambiente , Marcelo Dutra, encerrou nesta sexta-feira, 19, o 1º Encontro de Gestores das 43 Unidades de Conservação com propostas para melhorar as estruturas físicas e o aumento do número gestores no interior.

Agilidade  A presidente do TCE/AM, conselheira Yara Lins, disse que o julgamento do recurso do ex-juiz Francisco Balieiro, que foi desaposentado pelo tribunal, não vai demorar para ocorrer. “Quero que a minha administração seja marcada celeridade”, sustentou ela. 

Taquicardia  A afirmação de Yara diminui a ansiedade de outros magistrados que foram aposentados sob as mesmas regras de Balieiro, que usou a condição de juiz eleitoral, no interior, para multiplicar o tempo de 
serviço no Judiciário. “O Pleno do TCE vai julgar tudo na forma da lei”, garantiu a presidente do TCE/AM. 

Campanha Em busca de apoio para permanecer no cargo, o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, visita o Amazonas semana que vem. Vai se reunir, na segunda e terça-feira, na sede da Fieam, com superintendentes regionais da pasta. A  modernização das leis trabalhistas está na pauta de discussão. A assessoria do ministro prepara agenda de visitas a fábricas do Distrito.

Cronômetro  Ciente do pouco tempo que terá para mostrar trabalho, o deputado federal Gedeão Amorim (MDB)  iniciou uma série de reuniões com prefeitos para elencar  demandas dos municípios e trabalhar diretamente nas pautas. Suas bandeiras prioritárias serão “Educação e Empreendedorismo”.