Publicidade
Sim & Não

MPF investiga ‘conluio’ no ‘manejo de ações trabalhistas’ contra a Eletrobras Amazonas

31/03/2018 às 15:49 - Atualizado em 31/03/2018 às 16:01
Show show eletrobras 123

O Ministério Público Federal vai investigar denúncia de conluio no “manejo de ações trabalhistas” propostas contra a Amazonas Geração e Transmissão de Energia, da holding Eletrobras. A suspeita foi levantada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que indicou a participação de servidores na fraude.

No despacho em que transforma a notícia de fato em inquérito, o procurador da República Armando Marques de Castro afirma que as irregularidades configuram, em tese, ato de improbidade administrativa.

Medalha

Jaiza Fraxe, a juíza federal amazonense que determinou as prisões do ex-governador José Melo e da ex-primeira-dama Edilene Oliveira, será homenageada pela Assembleia Legislativa. A proposta é do líder do governo, deputado Dermilson Chagas.

Medalha 2

A medalha Ruy Araújo, que será conferida a Jaiza Fraxe, reconhece sua “relevante contribuição jurídico-científica” ao Estado.

Tumba

A lista de gestores fichas sujas divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado no último dia 26 traz os nomes de pelo menos cinco políticos que já faleceram. Um deles é o ex-prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, Sergio Cardador, que morreu em junho de 2011.

Limpeza

A lista do TCE tem também os nomes de três secretários estaduais e um municipal (Manaus). O fato foi levado ao Ministério Público do Estado pelo deputado estadual José Ricardo Wendling (PT).

Retorno

O petista Francisco Praciano está procurando apartamento para alugar em Manaus, para onde volta no fim de abril depois de longa temporada no Ceará. “Vou fazer política. Ainda dá pra contribuir se o povo quiser”, declarou ele.

Pastor

Nilmar Oliveira, recém filiado ao PSC, será um dos candidatos a deputado federal da legenda. Em 2014, pelo PRB, ele teve expressiva votação (48 mil votos) e foi quarto suplente da coligação Renovação e Experiência.

Piano

Entre os bens penhorados pela Justiça do Trabalho que serão leiloados no dia 13/04 está um famoso piano. O instrumento musical, marca Essenfelder, decorou por muitos anos o lobby do Hotel Tropical. Avaliado em R$ 23,9 mil, ele será vendido para pagar dívida trabalhista de R$ 21,8 mil.

Lado bom

O infectologista Antonio Magela prevê que a cobertura vacinal para sarampo chegará a mais de 90% em Manaus, agora que um surto da doença assusta a cidade. Até então, apenas 76,11% das crianças com um ano tinham tomado a 1ª dose da vacina.

Susto

E bote susto nisso: há 18 anos o Amazonas não registrava casos de sarampo. Agora já são quatro em Manaus. Magela usa o exemplo do surto de sarampo em Fortaleza, em 2015, para reforçar sua tese: lá, após a volta da doença, 99% dos bebês foram protegidos.

Sucesso

O Roda Viva com o juiz Sergio Moro atingiu a maior audiência da história do programa. Criada há 18 anos, a atração da TV Cultura obteve 3,8 pontos de audiência (pico de 4,6). O Ibope médio em 2017 foi de 0,7 ponto. Cada ponto representa 693.786 pessoas.

Na hora

Sugerida por Moro na entrevista, a modificação da Constituição para permitir prisão imediata de réus condenados em segunda instância começou a tramitar no dia seguinte. A proposta leva o número 410/18 e é do deputado Alex Manente (PPS-SP).