Publicidade
Sim & Não

MPF mira na demora de cirurgias

10/01/2018 às 22:23
Show cirurgias

Quem achou que a atenção do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), em relação aos desvios na saúde pública do Estado, estava focada apenas na Operação Maus Caminhos, se enganou. Uma investigação aberta pelo órgão esta semana tem como fim apurar quais são os motivos da demora na realização de cirurgias nos hospitais de Manaus. A reclamação é generalizada. A apuração será comandada pela procuradora Bruna Menezes da Silva.

Resultado 1     Na entrevista coletiva que  concede hoje, às 11h, para tratar dos 100 dias em que está à frente do Executivo Estadual, o  governador Amazonino Mendes (PDT) vai apresentar números surpreendentes relacionados à economia de recursos públicos.

Resultado 2  Entre os dados está a redução de despesas com diárias e passagens aéreas, além da diminuição de gastos com combustível. Apenas com ajustes administrativos, a economia com combustível, somente na capital,  ultrapassou os R$ 2 milhões em dezembro.  

Finanças   Já a economia com viagens oficiais somou quase R$ 4 milhões entre outubro e dezembro de 2017. Na coletiva de hoje, Amazonino deve anunciar novas medidas administrativas que vão promover ainda mais economia, com a simples alteração de contratos. 

Cobrança A Casa Civil do governo deu um prazo de 24 horas para que os secretários estaduais enviassem ao e-mail da pasta informações que pudessem  subsidiar a Mensagem do Governador, que será lida por Amazonino na reabertura dos trabalhos da Assembleia, no dia 1º de fevereiro.  O prazo encerrou ontem. 

Munição Ao requerer as informações dos colegas, o titular da Casa Civil, José Alves Pacífico, pediu que os secretários fizessem “observações e críticas” em relação ao órgão que comandam, “contemplando o diagnóstico do quadro encontrado no início do atual governo e as medidas adotadas para a solução dos problemas identificados”.

Substituição 1  A próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE) deverá apresentar o então subsecretário estadual do Trabalho, Manoel Oliveira,  como o novo titular da pasta.

Substituição 2   Oliveira ficou com a vaga ocupada anteriormente por Dallas Filho, que passou só três meses no cargo e saiu para assumir uma vaga na câmara Municipal de Manaus (CMM). Ele não voltará à gestão estadual. Vai se dedicar à campanha à reeleição do pai, Wanderley Dallas, que é deputado estadual.

Papagaiada  A direção da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nomeou um odontólogo para o cargo de “Coordenador de Comunicação” da Casa.

Curioso Questionado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do AM sobre a nomeação, o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto, justificou que tudo não passou de um “equívoco” e que uma errata seria publicada no Diário Oficial do Legislativo Municipal.

Estranho  Desde que a primeira-dama de Manaus Elisabeth Valeiko passou a ser cobrada em público sobre as ações efetivas do Fundo  Manaus Solidária, um vídeo de 30 segundos circula por WhatsApp mostrando que ela é uma mulher que trabalha.