Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Sim & Não

Nem lá, nem cá: CPI foi estendida


cpi_5BB76992-E3DE-4928-969D-0EB2A1BC9EBD.jpg
06/08/2019 às 07:29

Nem a prorrogação por 30 dias, como queria o propositor da CPI dos Combustíveis, Álvaro Campelo (Progressistas), nem a apresentação do relatório e encerramento, como queriam a presidente da comissão, Joana Darc (PL), e a relatora Alessandra Campelo (MDB). Uma interpretação jurídica permitiu que não fossem contados os 15 dias do recesso parlamentar e que, portanto, a CPI dos combustíveis se estenda até o próximo dia 20.

Tensão A decisão se deu em reunião a portas fechadas, com ânimos acirrados e clima de tensão. A deputada Alessandra Campelo já havia informado à coluna que a CPI decidiu continuar os trabalhos durante o recesso, mas a decisão final, com a anuência do jurídico da Casa, não levou em conta esses dias trabalhados.

Câmeras Uma nova lei, aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), obriga os proprietários de estabelecimentos e locais privados que detenham o sistema de monitoramento e gravação eletrônica de imagens por meio de circuito fechado, a manter os arquivos de imagens diárias armazenados por um período mínimo de 90 dias, a contar da zero hora da data de início da gravação.

Campanha Apto a ser votado e eleito no Prêmio Congresso em Foco, que elege os melhores parlamentares federais do Brasil, o deputado Pablo Oliva (PSL) está recorrendo às redes sociais para conseguir o voto popular. Peças de campanha com o link para a votação, que vai até o dia 31 de agosto, têm sido postadas pelo deputado.

Não aptos Da bancada federal amazonense, apenas o senador Omar Aziz (PSD) e os deputados federais Silas Câmara (PRB) e Sidney Leite (PSD) não estão aptos a serem votados na premiação.

Setor primário Hoje, às 10h, representantes do grupo Amaggi, do ex-ministro da agricultura Blairo Maggi, se reunirão na sede da Receita Federal com representantes da cadeia produtiva rural do Amazonas. Na pauta, a busca de alternativas para que o grupo venda seu produto para o mercado local.

Corredor A questão é que boa parte do volume exportado pelo grupo Amaggi para todo o mundo passa pelo porto graneleiro de Itacoatiara, mas nada fica por aqui. A ideia é que o grupo possa fornecer milho, casca de soja, farelo de soja, fertilizantes e outros insumos para o produtor local.

Representantes Na reunião com o grupo Amaggi estão confirmados representantes da Receita Federal, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) e de entidades de representação dos produtores rurais do Estado.

Não à censura A Frente Nacional Contra a Censura realiza, amanhã, em Manaus, um “Ato contra a censura e em solidariedade ao jornalista Glenn Greenwald”. A mobilização vai ocorrer às 19h, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.

Agostinas Há tempos que as festas juninas em Manaus extrapolam o mês de junho. No anfiteatro da Ponta Negra, o 63º Festival Folclórico do Amazonas tem início na sexta-feira (9) e segue até o dia 20 de agosto.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.