Publicidade
Sim & Não

Novo governo estuda fusão de órgãos estatais

24/09/2017 às 19:48 - Atualizado em 24/09/2017 às 20:00
Show ama 3

O núcleo duro do  novo governo lançou balões de ensaios sobre a reforma administrativa que o futuro governo  deverá anunciar nas próximas semanas. A ideia é extinguir e fundir estruturas. A Amazonastur, por exemplo, seria uma secretaria-executiva da Secretaria de Cultura (sem a enormidade de cargos comissionados). Ouvidoria e Controladoria seriam um organismo único. Em outra frente, a recriação da Secretaria de Ciência e Tecnologia não é descartada.

Ainda   Outra ideia  em estudo é vincular estruturas, como a de orçamento, que sairia da Casa Civil e voltaria para a Secretaria de Planejamento. 

Saúde   “Estou chocado com os números da saúde publicados hoje na imprensa: São mais de 60 mil amazonenses na fila por consultas e cirurgias. Essa catástrofe não é exclusiva da área da saúde”, do governador eleito Amazonino Mendes (PDT) a propósito da manchete de domingo de A CRÍTICA.

Rede social  Em post publicado no Facebook, Mendes diz que “será preciso reconstruir o Amazonas com muita seriedade e sem politicalha” e resolver estes problemas denunciados na reportagem.

Déficit  A Secretaria de Estado da Fazenda está trabalhando com apenas 40% do quadro de servidores estatutários preenchidos. Das 1300 vagas disponíveis, apenas 565 estão preenchidas atualmente. O último concurso para a secretaria foi realizado há mais de 10 anos (2005).

Sindical   Insensível à gravidade do problema, há um pequeno grupo interessado em pedir afastamento para atuar em um novo sindicato, que pretende representar apenas os técnicos da fazenda estadual, trabalho que já é feito hoje pelo Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam), que representa todos os cargos.

Folclore   A Procuradoria-Geral do Estado orientou a Secretaria de Política Fundiária a realizar a cessão de uso de um imóvel do Estado para a Associação Folclórica Cultural Boi Corre Campo. O anúncio da entrega do imóvel foi feito pelo procurador-geral do Estado, Tadeu de Souza, durante a apresentação do  61º Festival Folclórico.   

CNI-Fieam  O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas realiza,  no próximo dia 29,  a 36° edição do Meetup, evento que reúne o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado – as conhecidas startups - e congrega empreendedores de diversos nichos, especialmente entusiastas de Tecnologia e Informação e Aplicativos. 

Orgânicos   A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) implantará a primeira Feira de Produtos Regionais 100% orgânicos. Será no próximo sábado, na área externa da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  no Aleixo.

Certificados   A feira será quinzenal e agrega 40 produtores certificados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que irão comercializar frutas, hortaliças e legumes orgânicos.

Arte  Dois alunos formados no Liceu de Artes Claudio Santoro, de Parintins, Denner Silva e Antonio Fuziel, foram os responsáveis pela beleza da imagem-tema apresentada pelo Caprichoso para o festival do próximo ano.