Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Sim & Não

'O IBGE castigou Japurá'


prefeita_3B111CC1-C22C-4393-AD79-13C1CE0372F0.JPG
07/11/2019 às 06:56

Prefeita de Japurá, único município no Amazonas que se enquadraria nos parâmetros propostos pelo Governo Federal para a extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação insuficiente, Gracineide Lopes de Souza, a “Oneide”, diz que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) “castigou” o município no último Censo. Pelos dados do IBGE, Japurá possui 2.755 habitantes. Para a prefeita, contudo, o município conta com mais de 13 mil moradores.

Eleitores   Os argumentos da prefeita Oneide fazem sentido. “Se nós temos mais de quatro mil eleitores e mais de quatro mil alunos matriculados na rede pública, como vamos ter 2.755 habitantes?”, questiona. Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) confirmam mais de 4,4 mil eleitores no município.

Censo 2020   Diante dos números, a prefeita diz que não se preocupa com a possibilidade de Japurá ser extinto, já que em 2020 será realizado um novo Censo Demográfico. “Já fiz muita briga por isso aí, agora vou esperar a recontagem”, disse à coluna. 

AM de fora   Com a virtual exclusão de Japurá da linha de corte do Governo Federal, o Amazonas passa a não ter nenhum município em risco de ser extinto caso as regras propostas entrem em vigor. O segundo município menos populoso, de acordo com o IBGE, é Itamarati, com 7.851 habitantes.

Genocídio   O deputado federal José Ricardo (PT) classificou como “novo genocídio indígena” o que vem acontecendo com as populações indígenas no Brasil. O deputado falava sobre o assassinato do líder do Grupo de Defesa da Amazônia ‘Guardiões da Floresta’, Paulo Paulino Guajajara, ocorrido no último dia 1º.

Funai  No plenário da Câmara dos deputados, José Ricardo também chamou de inaceitáveis o desmonte da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a ausência de demarcação de terras indígenas no País.

Adiamento   A realização do Enem no mesmo local onde estavam agendadas as provas do 24º Concurso para Estágio Remunerado em Direito da Defensoria Pública da União (DPU) no Amazonas ocasionou o adiamento do concurso para o dia 17 de novembro. 
Adiamento 2  As provas do concurso serão realizadas n a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, de 13h a 16h, horário local. 

Fucapi   Começa hoje (7),  a 16ª Feira Tecnológica da Fucapi. Com entrada gratuita e aberta a toda a sociedade, a feira este ano se volta para o desenvolvimento de processos industriais e tecnologias aliados à sustentabilidade na Amazônia. 

Verde   Um dos projetos de destaque é o Green Spirit Collector and Solar Innovation que consiste em um coletor de lixo movido a energia solar, capaz de separar os dejetos de forma inteligente.

O compositor   Uma faceta não muito conhecida do artista plástico Rui Machado surge no catálogo da exposição “Amazônia: Arte e Fatos”. Além das obras em exposição até o dia 26/11 na Galeria de Artes do ICBEU, o catálogo traz um CD com 19 canções compostas em parceria pelo artista.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.