Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
Editorial

Obrigado, Manaus FC!


manaus_fc_4AD45432-4528-4B33-80F8-96F26FEF8CAA.JPG
19/08/2019 às 08:19

O Amazonas está com orgulho renovado. É claro que existe a frustração de não ter conquistado o inédito título de campeão brasileiro, mas a ausência do título não apaga todas as conquistas desta temporada inesquecível. Uma delas é o direito de disputar a série C do Campeonato Brasileiro no próximo ano, um feito gigantesco para o futebol, algo que, por si só, já é motivo de orgulho, não apenas para o Amazonas, mas para a região Norte. Mas essa  não é a principal conquista do Manaus FC. Trata-se de algo ainda mais abrangente. A campanha da equipe no Brasileirão foi um novo capítulo no movimento de retomada do futebol amazonense.

Um movimento que começou no ano passado, com o desempenho da equipe feminina do Iranduba no campeonato nacional da categoria. As exibições do Iranduba resgataram algo que estava há muito esquecido no seio dos amazonense: a paixão pelo futebol baré, o orgulho de ter equipes locais brigando de igual para igual com times de outros estados. Foi esse orgulho, essa vontade de mostrar que existe, sim, futebol de alta qualidade no Amazonas, que levou milhares de pessoas a vestir a camisa e lotar a Arena da Amazônia.

A derrota do Manaus FC diante do Brusque de Santa Catarina é frustrante, mas não pode ser capaz de interromper esse movimento de renascimento do futebol no Amazonas. Por muito tempo, nosso Estado esteve à sombra das equipes do Pará, como as principais representantes do Norte. Por muito tempo, o futebol do Amazonas foi visto como incipiente, e o próprio  Amazonas como um estado sem grande tradição futebolística, a despeito dos esforços das tradicionais equipes locais. Isso, tudo indica, ficou para trás.

Os gigantes paraenses continuam grandes e certamente tem muito a contribuir com o engrandecimento do futebol nortista, mas o desfecho desta temporada nos dá a certeza de que o futebol amazonense também tem muito talento e potencial para contribuir. O amazonense ama futebol, lota estádios, veste a camisa, faz festa, sofre e celebra com as equipes da terra. Acabamos de ser lembrados dessa paixão. E por isso, só temos a agradecer ao Manaus FC. Aos jogadores, dirigentes, patrocinadores, torcedores e a todos aqueles que levaram o futebol manauara ao posto de vice-campeão brasileiro.  Não podemos parar por aqui. É hora de apoiar o futebol local. O governo do Estado já se deu conta disso, mas a iniciativa privada também tem um papel a desenvolver. Ainda temos muito a conquistar. Isso é só o começo.    


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.