Sábado, 17 de Agosto de 2019
Sim & Não

Operação Vertex: defesa de Melo nega delação


meloomar_3D16A6B5-F8FC-4459-A561-0ADF020C2387.jpg
20/07/2019 às 06:54

Um dos boatos que surgiram ontem diante das prisões efetuadas pela Operação Vertex, da Polícia Federal, foi que seriam fruto de um acordo de colaboração com a Justiça feito pelo ex-governador José Melo, cassado por compra de votos. A defesa de Melo se apressou em negar que o ex-governador tenha feito acordo de delação premiada. Melo, preso em outra fase da Operação Maus  Caminhos,  está em liberdade condicional e a defesa afirma que trabalha no sentido de provar sua inocência.

Vertex   A manhã de ontem na capital, aliás, foi bastante agitada, com duas operações policiais agindo em frentes distintas e com alvos extremamente diferenciados. A Operação Vertex, da Polícia Federal, se deu em condomínios de luxo e prendeu quatro integrantes da família do senador Omar Aziz (PSD), dentre nove prisões.

Imperium   Já a Operação Imperium, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), prendeu 60 pessoas e apreendeu cinco menores de 18 anos em 12 bairros menos abastados da cidade. 

Ilícitos   A Operação Vertex investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e a existência de uma organização criminosa que desviou recursos milionários da Saúde do Amazonas. Já na Operação Imperium, os crimes são de tráfico de drogas, latrocínio, homicídio, homicídio tentado, roubo, violência doméstica e furto. 

Boato   Alguns sites e portais locais – entre os quais não está o portal A Crítica – citaram o nome do advogado Lino Chíxaro no rol de presos pela Operação Vertex. A defesa do advogado emitiu nota esclarecendo que Chíxaro não teve contra si qualquer prisão decretada. E que está, como sempre, à disposição de esclarecimentos à Justiça.

Doação   O Exército Brasileiro vai doar 70 fuzis à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). O armamento será utilizado preferencialmente nas operações policiais de combate ao narcotráfico em áreas de fronteiras.

Contracheques   Após a assinatura do Termo de Comprometimento entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público do Estado (MPE-AM) para a migração da folha de pagamentos dos aposentados e pensionistas à Fundação Amazonprev, os contracheques desses órgãos passaram a ser gerados pela instituição previdenciária.

Festa do Leite   Maior bacia leiteira do Amazonas, o município de Autazes volta a realizar sua tradicional Festa do Leite e sua Feira Agropecuária, que não aconteciam há três anos. Os eventos têm início amanhã (21) e se estendem até o dia 27/07.

Oportunidade   Na próxima segunda-feira, a Procuradoria Geral do Estado  (PGE-AM) abrirá inscrições para selecionar estagiários da área de Direito para o preenchimento de cinco vagas e cadastro reserva.

Oportunidade 2  A bolsa-auxílio é de R$ 868 para jornada de 20 horas semanais, acrescida de vale-transporte no valor de R$ 167,20. As vagas, porém, são destinadas apenas para os estudantes que estão matriculados a partir do 5º período de Direito.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.