Quarta-feira, 14 de Abril de 2021
Editorial

Os outros pacientes


Foto-05-scaled-15_53DD8738-1305-4BE1-BCAE-2AFDF99CE29E.jpg
02/03/2021 às 07:26

A situação começa a aparecer com maior pressão por parte de familiares que pedem respostas para a realização de cirurgias e de outros procedimentos médicos que alcancem essas pessoas. Sem leitos nos hospitais, vítimas de acidente de trânsito que necessitam ser operados estão, em alguns casos, há mais de três semanas à espera de leito hospitalar. Embora não sejam casos de emergência, são situações delicadas que poderão vir a ter complicações decorrentes da longa espera. Outros procedimentos, parte das providências médicas necessárias, vem sendo deixados para depois em consequência do colapso da rede hospitalar.

O desespero dessas pessoas e de seus familiares, sufocado pelo efeito Covid-19, é diário. A imensa maioria desses pacientes, constituída de pessoas com reduzido ou nenhum poder aquisitivo, tem no Sistema Único de Saúde (SUS) o único instrumento que pode acionar. A crise instaurada pela pandemia do novo vírus sufoca esses pacientes. No Amazonas, a gravidade que o coronavirus impôs equivalente a um trator que passa por cima de outras urgências e de outros tratamentos exigidos. Os danos causados são de diferentes ordens e precisam ser vistos, minimizados, reparados, já que há aparente impossibilidade de evita-los.

Ao mesmo tempo impõe-se o dever de o Estado e o conjunto das instituições que existem para defender os interesses das pessoas, propor políticas governamentais e ações de proteção à sociedade tomarem providências para que seja possível assegurar a assistência médico-hospitalar a esses outros pacientes. Para isso, a inovação tecnológica e a criatividade são suportes importantes e, junto a eles, a compreensão desse corpo de agentes públicos de que precisam agir não em nome da popularidade política e sim da população, notadamente aquela mais vulnerável. 

A pandemia irá prosseguir por tempo mais longo na medida em que cepas desconhecidas aparecem, o sistema de vacinação no Brasil se faz precariamente e as medidas de autocuidado e de cuidado com o outro são desrespeitadas por parte de algumas autoridades e de expressivos segmentos da população.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.