Publicidade
Sim & Não

Pacto de governança contra o caos

08/01/2017 às 20:27
Show serafim03333

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) usou o blog dele para propor o que chama de “pacto de governança” como estratégia para combater o caos atual no sistema penitenciário. Para ele, as instituições precisam parar de buscar culpados, e partir para o diálogo, uma conversa aberta entre Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria, e  OAB, para estabelecer, por exemplo, a celeridade dos processos, de  tal forma que seja feita Justiça.

Cozimento   O ex-deputado estadual Marcelo Ramos  também se manifestou - usando as redes sociais - sobre as chacinas nos presídios. Ele avalia que há, em meio toda a complexidade da situação, ações orquestradas que tentam enfraquecer o secretário de segurança do Estado, Sérgio Fontes. 

Cozimento  2 Na postagem, Ramos pondera: “O secretário Sérgio Fontes é um homem de bem, delegado federal com uma carreira irretocável, há tempos implacável no combate ao tráfico e ao crime organizado e é claro que a presença de alguém com esse perfil a frente da Secretaria de Segurança incomoda muita gente”.

Agenda positiva  Diante do agravamento da crise no sistema penitenciário, o governo do Amazonas tenta criar uma agenda positiva. O governo vai pagar abono salarial a partir do dia 20 a professores e pedagogos. O abono de R$ 512 foi confirmado pelo secretário de Estado da Educação, Algemiro Lima.

Repatriação Nos meses de novembro e dezembro o Governo Federal liberou recursos oriundos da repatriação e o Estado teve um fôlego. Foi esse dinheiro que possibilitou o pagamento do abono para os professores e pedagogos. Foi destinado um montante de R$ 16 milhões para o abono que vai beneficiar 30 mil servidores. 

CMM Reeleito como presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Wilker Barreto (PHS) arranjou uma forma de tentar marcar positivamente o reinício das atividades parlamentares, marcado para 6 de fevereiro: a Casa será reinaugurada, sob o pretexto de que agora conta com o Habite-se, obtido em setembro do ano passado. A sede da CMM no Santo Antônio foi inaugurada há 10 anos. 

Pressão:  O Presidente do Sifam (Sindicato dos Fazendários do Amazonas), Emerson Queirós, disse que uma das pautas neste ano é remuneratória. Serão exigidas as progressões e promoções dos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda Sefaz-AM, ainda que para isso seja preciso fazer paralisações.

Previdência   O pente fino dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será reiniciado no próximo dia 16. O Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade foi autorizado pela Medida Provisória 767, publicada na sexta-feira (6) no Diário Oficial da União. O processo estava interrompido pelo vencimento da MP 739, de julho de 2016.

Empreendedorismo  Em abril, Manaus vai sediar a I Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação. A Associação dos Jovens Empreendedores (AJE-AM), a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e o site Negócios e Ideias apoiam a iniciativa que acontecera nos dias 25 e 26 de abril no Studio 5.