Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
Sim & Não

Painel não reflete realidade


ale-am_B0379290-F73D-4C19-90F9-7582DE38632C.jpg
06/12/2019 às 08:04

Mais uma vez, durante a sessão de ontem, as presenças registradas no painel eletrônico da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) não condiziam com o número de deputados que estavam efetivamente no plenário da Casa. No painel, eram 17 os deputados presentes. Num plenário esvaziado, encontravam-se apenas sete deputados. O presidente Josué Neto (PSD) e a vice-presidente Alessandra Campêlo (MDB) estavam presentes apenas no painel.

Presença física No plenário estavam apenas Belarmino Lins (Progresssistas), Saullo Vianna (sem partido), Fausto Jr. (PV), Dermilson Chagas (Progressistas), Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Podemos) e Joana Darc (PL). Ou seja, menos da metade do que indicava o painel.

Representante O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) vai ser o representante oficial da ALE-AM na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP 25), que teve início na última segunda-feira (2) e se estende até a próxima sexta-feira (13), em Madri, na Espanha.

Terras Foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei de autoria do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) que abre a possibilidade que proprietários de terras no Amazonas possam regularizar suas propriedades.

Agronegócio Os principais municípios beneficiados pelo Projeto de Lei de Silas Câmara são Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Apuí, Novo Aripuanã; todos localizados no Sul do Amazonas, região onde o agronegócio é mais forte no Estado e, não por acaso, onde há a maior incidência de desmatamento e queimadas.

Assédio...   O site The Intercept Brasil, que se popularizou pela publicação de conversas vazadas entre integrantes da Operação Lava Jato, publicou ontem uma matéria sobre acusações de assédio sexual de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam-AM) a pelo menos 30 alunas.

...Sem punição   A matéria informa que os casos se concentram no interior do Estado e que, embora algumas denúncias tenham sido levadas ao Conselho Tutelar, à polícia e ao Ministério Público Federal e Estadual, as punições aos professores envolvidos são raras.

Para mulheres O PSC Mulher Amazonas, presidido pela advogada Vangela Barreto de Freitas, realiza amanhã (7) seu 1º Seminário de Formação Política voltado ao público feminino. O evento tem início às 8h, no Hotel Intercity.

Prioridades O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) anunciou a realização de audiência pública sobre racismo e evento destinado ao público LGBTI+ como pautas prioritárias para 2020. As atividades ainda não têm datas definidas.

Comemoração O aniversário de 15 anos de fundação do Fórum de Educação do Amazonas (Feam), completados hoje, será comemorado na ALE-AM, em reunião que será realizada às 14h, no auditório Nathanael Rodrigues. Na ocasião, será apresentada a nova diretoria da entidade.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.