Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
Sim e Não

Parintins é o mais vulnerável no Amazonas


show_vacina_parintins_F203F7E4-EF08-45AA-8062-2334BE40FAE4.jpg
21/09/2021 às 06:45

Os resultados de um estudo do Instituto Votorantim que classifica municípios do País em termos de vulnerabilidade à pandemia foram apresentados ontem à Comissão Temporária da Covid-19 no Senado. Quanto maior o valor do índice de uma cidade  (de 0 a 100 pontos), mais vulnerável e suscetível ela está. Nenhum município do  Amazonas aparece entre as piores. No ranking do Estado, a cidade mais vulnerável é Parintins (57,38), seguida de Tefé (56,83). Manaus está em 56º lugar (46,72). O melhor índice no AM é de Coari (42,50).

3ª Via  -  Em debate online, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), trocou elogios com o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT). Marcelo disse que tem muito orgulho de ter votado em Ciro no primeiro turno de 2018 e afirmou que o pedetista qualifica o debate pré-eleitoral.

Longa data  -  Ciro Gomes não deixou por menos e fez diversos elogios ao amazonense, dizendo ser admirador de longa data do parlamentar. “Eu fico acompanhando as coisas e vejo em você a coragem, um traço que tem faltado no mundo político, que dominou-se pelas conveniências”, afirmou Ciro.

Sumiço -  Depois de um fim de semana em que a Câmara Municipal de Manaus esteve no centro de embates políticas, o presidente da Casa, David Reis (Avante), não apareceu no plenário. Os trabalhos foram conduzidos pelo vice, Wallace Oliveira (PROS).

Frustrou -  Havia uma expectativa sobre eventuais pronunciamentos de David Reis sobre a suspensão determinada pela Justiça da licitação para a construção do anexo milionário de R$ 32 milhões, decidida na sexta-feira. Também eram aguardadas explicações sobre o aluguel de 41 pick-ups de luxo.

Investigação  -  A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que apure as 200 mortes registradas em estudo da proxalutamida no Amazonas no início deste ano. O pedido de investigação foi aprovado por unanimidade, noticiou o jornal “O Globo”.

Investigação  - 2 Bloqueador hormonal, a proxalutamida ainda é usada em caráter experimental em todo o mundo. Na denúncia apresentada à PGR, o Conep aponta diversas irregularidades no ensaio clínico que foi  feito em cidades amazonenses e coordenado pelo médico  Flávio Cadegiani.

Vitrine -  O Seminário de Produção Florestal Familiar e Comunitária do Amazonas (II Seminário Manejar), realizado na semana passada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (Idesam), gerou mais de mil visualizações em seis painéis com a participação de especialistas no assunto.

Água  - O Instituto Trata Brasil divulga hoje resultados do projeto feito em comunidades vulneráveis de Manaus para avaliar os benefícios sociais e a percepção desses moradores sobre a chegada da água potável nas respectivas localidades. O lançamento acontece na sede da Águas de Manaus, às 8h30.

Bilíngue  -  O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, recebeu comitiva holandesa, liderada pelo embaixador dos Países Baixos no Brasil André Driessen. O encontro teve como objetivo identificar chances de ampliar relações comerciais e ainda discutir possibilidades de cooperação em projetos de sustentabilidade.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.