Sábado, 17 de Abril de 2021
Sim e Não

Participação desigual na política


camara4_565110BA-0C98-4CBC-9E5E-69837B1EC8BA.jpg
06/03/2021 às 08:48

Pesquisa de  indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), destaca que apesar de ter tido 32,0% de candidaturas femininas  para o cargo de deputado federal em 2018, o  Amazonas foi um dos três estados brasileiros que não elegeu uma única representante mulher para as oito cadeiras que tinha direito.  E  somente 11% possuíam receita de candidatura de R$ 1 milhão ou mais para arcar com a campanha.  A maioria (34,7%) possuía menos de 100 mil reais para o pleito. 

Representantes   As três últimas representantes mulheres do Amazonas na Câmara Federal foram Vanessa Graziottin, Rebecca Garcia e Conceição Sampaio, respectivamente. Nas eleições estaduais, o AM elegeu 20  homens e apenas quatro mulheres, que, em quase três anos de mandato, já viveram cenas de machismo e desrespeito dentro da Casa Legislativa.     

Machismo  Bate boca, xingamentos e até beijinhos já foram disparados por parlamentares às  deputadas. Em uma das ocasiões, em maio do ano passado, o deputado Wilker Barreto disse que Alessandra Campêlo e Joana Darc estavam se vitimizando, após chamá-las de barraqueiras e “Marias do Bairro”.  

Eleição em 2020   A pesquisa mostra, ainda, que nas últimas eleições o Amazonas elegeu 123 mulheres (18,1%) para as Câmaras de Vereadores, do total de 679 cadeiras disponíveis nos municípios. Ainda que em número desproporcional,   o Estado ficou à frente da média nacional de 16,0%. 

Apoio   A eleição para a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) trouxe esta semana uma novidade para a chapa Inov@UFAM 55, que traz as professoras Andrea Waichman e Margarida Carmo como candidatas a reitora e vice. O apoio de  três ex-reitores, Marcus Barros, Nelson Fraiji e Hidembergue Frota chama a atenção e promete movimentar as eleições que ocorrem no primeiro turno nos dias 10 e 11 deste mês.

Encontro...   Na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Singulari Consultoria promove um encontro on-line com o tema “Os Desafios da Liderança Feminina”. O bate-papo vai ser conduzido pelas consultoras empresariais Luciana Nogueira Minev, Sonia Grasseschi e Rebeca Nogueira, a partir das 19h, através da plataforma Zoom.

...para mulheres  Luciana Nogueira Minev, fundadora e diretora executiva da Singulari, explica que a proposta é compartilhar os desafios enquanto liderança feminina e abrir espaço para que outras pessoas participem e tragam suas histórias. 

Sobreposição...   A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) encaminhou ofícios à Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado cobrando   medidas  para evitar a sobreposição de benefícios, além da ampliação do alcance do auxílio-emergencial. 

... de benefícios   O autor dos ofícios, defensor da 1ª Instância Especializada em Interesses Coletivos, Rafael Barbosa, justifica que a  adoção de medidas rigorosas   possibilitará um  maior de pessoas beneficiadas.     

Pleitos  A deputada Nejmi Aziz (PSD), se reuniu com o governador Wilson Lima (PSC) para solicitar o retorno da vacina contra o Papilomavírus humano (HPV) para as adolescentes de 9 aos 14 anos , nas escolas da redes públicas estadual e municipal; a ampliação do serviço de conização (remoção de lesões pré-cancerígenas) e implantação de cinco pólos de conização no interior do Amazonas. Segundo ela, o governador se sensibilizou  em ampliar os serviços de conização.  


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.