Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Sim e Não

Partido Novo incentiva voto nulo


MH_18_8C8A4124-A5DC-445B-BFE7-57F08F4DD04F.jpg
18/11/2020 às 06:50

Sem ter conseguido nem 30 mil votos com seu candidato Romero Reis, o presidente municipal do Partido Novo, Hélio Reis,  incentivou que os eleitores votem nulo neste segundo turno. “Pretendo anular meu voto. E as pessoas que se sentirem desconfortáveis, não se sentirem representadas por essas duas figuras (...) que elas anulem”. Acontece que o voto nulo não invalida o processo eleitoral e cientistas políticos orientam que eleitores depositem o voto   no candidato menos questionável, em caso de dúvidas  sobre propostas. 

Vivemos... - O voto nulo é uma forma de abstenção, ou seja, um tipo de participação passiva no processo eleitoral. Para o cientista político Tiago Jacaúna o voto nulo delega a outras pessoas o ato de decidir:  “No fundo essas pessoas que optam pelo voto nulo  permitem que outras pessoas escolham por ela”. 

...uma democracia  - Num processo eleitoral, as ideias, programas e projetos devem ser avaliados. “É necessário que haja uma avaliação crítica por parte do eleitor, para escolher projetos que preencham os anseios que o eleitorado tem. O voto nulo é justamente a não participação. Num regime democrático, é ideal que haja a efetiva participação popular. O voto nulo nunca deve ser incentivado uma vez que é necessário fazer essas escolhas no âmbito da democracia”, completa Jacaúna.

Na Aleam - Mesmo com o Partido Novo incentivando o voto nulo, o ex-candidato a vice de Romero, Eduardo Costa, afirmou  que pretende disputar uma vaga para Assembleia Legislativa do Amazonas em 2022. A afirmação foi dada em resposta à um seguidor que o questionou nas redes sociais e ele afirmou que sua “missão na política tem que continuar”.

Apoio - Depois de ter sido fotografado em uma reunião com o candidato a prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos), o ex-candidato Coronel Menezes (Patriota), que teve mais de 100 mil votos no primeiro turno, emitiu nota para “esclarecer” que não apoiará nenhum candidato, embora tenha sido sondado por vários.

Apoio 2 -  Na última segunda-feira, Menezes havia dito à coluna que estava estudando os resultados dos candidatos e que se pronunciaria sobre um eventual apoio ainda esta semana. Acontece que, com o vazamento da foto, o coronel precisou se pronunciar antes.

Luto oficial -  O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB) decretou  três dias de luto oficial no Poder Legislativo pelo falecimento do ex-deputado estadual, federal e médico Luiz Fernando Sarmento Nicolau, na última segunda-feira. Durante  a sessão, os deputados fizeram um minuto de silêncio.

Homenagem -  Com entrega prevista para a primeira quinzena de dezembro, a clínica da família do bairro Jorge Teixeira, na rua Dálias, zona Leste, receberá o nome do médico neurocirurgião e ex-deputado Luiz Fernando Nicolau.  O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Neto, em vistoria ao local ontem.

Exemplo - O prefeito eleito em Oriximiná, no oeste do Pará, Delegado Fonseca, formado em Direito na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), amanheceu a segunda-feira limpando o lixo eleitoral das ruas."É uma ação que mostra como nossa gestão vai ser diferente. Vamos com certeza transformar Oriximiná", disse.

No páreo - Manaus entrou na disputa com outras capitais brasileiras para sediar o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) na América Latina. E a "candidatura" da capital do Amazonas para receber a agência da ONU foi levantada por ninguém menos que o presidente da República, Jair Bolsonaro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.