Segunda-feira, 01 de Março de 2021
Sim e Não

Pazuello em Manaus até quarta-feira


show_7539e447-ae39-4f3e-a7c5-de3d6961d92d_6DD9B9CC-BF12-472E-BC2C-47B1CA922620.jpg
13/02/2021 às 08:37

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, está em Manaus para acompanhar as ações de enfrentamento à pandemia. Diferente da última vez, agora ele veio com voo de volta marcado, para a quarta-feira (17). Segundo o Ministério da Saúde, ele fará reuniões com o governador Wilson Lima (PSC), prefeitos, visitará as obras das usinas de oxigênio e supervisionará as equipes do MS que prestam apoio, por exemplo, à transferência de pacientes para outros estados brasileiros. 

Transferências  -  Segundo o Ministério da Saúde, um total de 558 pacientes do Amazonas já foram transferidos para receber tratamento em outros estados. A ação é coordenada pelo MS com apoio do governo do Estado, e conta com suporte do Ministério da Defesa e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Novo... -   O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), deve anunciar neste fim de semana as medidas de combate ao Covid-19 que devem ser adotadas no Estado a partir de segunda-feira (15). As atuais regulamentações de atividades no Estado valem até domingo (14).

Decreto -  Havia uma expectativa para que o anúncio dos novos termos, que devem constar em um novo decreto, fosse feito ontem. Porém, questionado por um seguidor no Instagram, Wilson Lima afirmou que anunciaria no fim de semana.

Pressão -  Empresários dos setores de bares e restaurante, principalmente, estão aguardando pelo anúncio ansiosos.  Representantes de setores como comércio e alimentação têm pressionado o governo para a flexibilização no funcionamento. Chegaram a pedir, inclusive, uma audiência pública na Assembleia Legislativa, que aconteceu na última quinta-feira.

Erramos -  Escrevemos, na coluna do último domingo e da última sexta-feira, que o defensor público Rafael Barbosa era defensor geral do Amazonas. No entanto, o DPG é Ricardo Paiva, que tomou posse do cargo em março do ano passado. 

Não...  -  A decisão da juíza do Amazonas Etelvina Braga que obriga o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus a assinarem protocolo de intenções para compra de vacinas em nada afeta a disputa travada na Justiça Federal para que a União amplie a imunização dos amazonenses.

...afeta -  Enquanto a Ação Civil Pública (ACP) que corre na Justiça Estadual cobra a aquisição de doses suficientes para a imunização da totalidade dos grupos prioritários definidos pelo Plano de Imunização, o pedido na Justiça Federal é para que a União compre doses para imunizar 70% da população da capital e outras sete cidades amazonenses em até 30 dias. A ACP em âmbito federal é assinada pelo defensor público do Amazonas, Rafael Barbosa, e pelos defensores federais, Ronaldo Neto e João Luchsinger.

Auxílio -  A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (MDB) enviou, nesta semana, para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que prevê pagamento de auxílio emergencial de R$ 200,00 para oito mil famílias cadastradas, que tiveram queda de renda em função das medidas restritivas necessárias para controle da contaminação por Covid-19.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.