Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
Sim & Não

PE contém avanço, AM ainda não


17AACFFF-1042-491B-AD9D-26F7E73C45F2_D86C38A5-B20A-42FB-B729-E1AD7A4A8502.jpeg
29/03/2020 às 07:56

Um paralelo interessante pode ser traçado entre o estado de Pernambuco e o Amazonas. Ambos registraram o primeiro caso de Covid-19 na mesma época. Pernambuco confirmou os primeiros dois casos no dia 12 de março. O Amazonas registrou seu primeiro caso no dia 13 de março. Em 18 de março, foi confirmado o segundo caso no AM. No dia 19, PE já tinha 28 casos confirmados.  Até a noite de sábado, Pernambuco contabilizava 68 casos e o Amazonas 111.

Ultrapassagem   Foi no dia 24 de março que o Amazonas ultrapassou Pernambuco no número de casos da doença, com 47 casos, contra 42 no estado nordestino. Vale ressaltar nessa comparação que a população pernambucana é de 9,278 milhões de habitantes e no Amazonas são 3,874 milhões .

Isolamento   É difícil afirmar certamente os motivos que fizeram Pernambuco conter a pandemia enquanto aqui a velocidade de contaminações aumentou. Uma pista é que lá a população tem levado mais a sério as regras de distanciamento social. Relatos dão conta de que as ruas de Recife, a capital, andam  desertas. Sabe-se que esse é o único modo de conter o contágio do coronavírus

Resistência   Por aqui, mesmo com todas as decisões acertadas do Governo do Estado, a resistência em cumpri-las é maior. Vide a pressão de empresários para a reabertura do comércio. Pernambuco é um estado notadamente antibolsonarista. O discurso presidencial não reverbera tanto por lá.

Sanitização   Aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e sancionada pelo governador Wilson Lima a lei nº 5.144 torna obrigatórios procedimentos de sanitização e de higienização em estabelecimentos fechados de acesso coletivo da população no âmbito do Estado do Amazonas. A lei passou a vigorar na sexta-feira (27), quando foi publicada.

Preços   Os consumidores também foram contemplados com uma lei de proteção publicada na sexta-feira (27) no Diário Oficial. A lei nº 5.145 veda a majoração, sem justa causa, do preço de produtos ou serviços, no âmbito do Estado do Amazonas, durante o período em que estiver em vigor o Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), referente ao novo coronavírus.

Repasse do FTI   Em indicação feita ao Governo do Estado durante a semana, o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) solicitou o repasse da parcela devida do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), aos municípios para auxiliar no combate a pandemia do Covid-19.

Videoclipe  A cantora e atriz amazonense Marcella Bartholo participou da gravação do clipe de uma versão do clássico “Imagine”, de John Lennon. A iniciativa, da startup de entretenimento Lab Cultural, reuniu diversos artistas do teatro musical, no País. 

Fique em casa   O objetivo é reforçar o pedido para as que pessoas permaneçam em casa no período de isolamento para a prevenção do novo coronavírus. O vídeo pode ser acessado no Instagram @lab.cultural .


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.