Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Sim e Não

Pelo TRE, pode sim aglomerar


share_medium_ipixuna_948255A8-85C4-4918-A89D-ED2DD23F7499.jpg
12/11/2020 às 06:53

Depois de decidir que eventos que causem aglomerações -  comícios,  reuniões, passeatas e caminhadas -   são permitidos, mesmo diante da pandemia de Covid-19, o Tribunal Regional Eleitoral  do Amazonas suspendeu os efeitos de liminar concedida pelo juízo da 45ª Zona Eleitoral,  que havia acatado o pedido do Ministério Publico Eleitoral determinando a interrupção de eventos políticos que causarem aglomerações de pessoas no município de Ipixuna. Até ontem, a cidade tinha  2.219 casos confirmados, segundo boletim da FVS.  

Fiscal de muro - A decisão foi do desembargador eleitoral Márcio André Lopes Cavalcante. Ironicamente, ainda ontem o TRE publicou no Instagram imagens de fiscalizações de propaganda nas fachadas das casas de Ipixuna. De acordo com o post, a equipe estava orientando sobre as normas de propagandas permitidas.  Ou seja, não pode colocar cartazes irregulares, mas aglomerar, segundo decisão do juiz, pode.  

Chico presente - O debate da TV A CRÍTICA entre os candidatos à Prefeitura de Manaus acontece hoje e não terá a participação do candidato Amazonino Mendes (Podemos). Mesmo indo às ruas diariamente, tendo contato com a população, ele sustenta que "debates e entrevistas em estúdio, no momento, estão fora do contexto de recomendação das autoridades sanitárias". Sem a presença de Mendes, a emissora convidou Chico Preto, do Democracia Cristã, para participar do debate.

Representação -   Chico não estava na lista inicial porque o partido dele não tem representação no Congresso Nacional. Este será o primeiro debate realizado nestas eleições  que terá a participação de Chico. "Essa participação é importante porque o eleitor vai ter condições de avaliar os candidatos que de fato querem debater a cidade de Manaus”, destacou o candidato.

Participantes - Além dele, participarão também Alfredo Nascimento (PL), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante), Marcelo Amil (PC do B), Ricardo Nicolau (PSD), Romero Reis (Novo) e Zé Ricardo (PT).

Checagem -  Pela primeira vez, haverá um fact-checking (checagem de fatos) em um debate entre os prefeituráveis. Quem fará a apuração dos fatos será a equipe do portal acritica.com junto com a Escola Abaré de Jornalismo. Os jornalistas também farão a transmissão do debate no Twitter em tempo real. 

Nas redes  - Pesquisa realizada pela Agência iMarketing apontou que dos 1.410 candidatos a vereador de Manaus, apenas 42% possuem página no Facebook e 23% não foram encontrados nesta rede social. Destes,   28% mantêm apenas o perfil pessoal; e 7%  dos concorrentes possuem uma página no Facebook, porém, com menos de 100 seguidores, o que impossibilitou serem analisados.

Edital... - O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) suspendeu, cautelarmente, a licitação realizada pela Prefeitura de Manaus para a concessão, pelo prazo de 30 anos, para implantação e exploração de dois cemitérios, sendo um  na zona Norte e outro na zona Leste, após denúncias de irregularidades.

...suspenso - Na decisão, assinada na última terça-feira a conselheira Yara Lins dos Santos acata uma representação ingressada pela Companhia Brasileira de Serviços Funerários Ltda. Uma outra decisão, num processo ingressado pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), também suspendeu o edital.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.