Pensão e divórcio lideram

Ações de pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de dissolução de união estável e cumprimento de sentença de alimentos foram as demandas mais solicitadas pela população durante o Mutirão Virtual da Família realizado pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM). Durante a ação, pelo menos 900 pessoas foram atendidas virtualmente, sem riscos de contaminação pelo coronavírus. De acordo com o coordenador do programa Defensoria Itinerante, Danilo Germano, o mutirão teve um resultado positivo.
Remotamente - “Foi muito proveitoso. Estamos ganhando ‘know how’, conhecimento técnico, a cada vez que fazemos e a principal vantagem, é claro, é o respeito às normas sanitárias e possibilitar que tanto os assistidos quanto os colaboradores da Defensoria façam o atendimento de forma remota”, explicou o defensor público Danilo Germano.
Sem Enem - O prefeito do município de Barreirinha, Glenio José Marques Seixas, publicou decreto suspendendo a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade por conta do avanço da Covid-19 no município. O prefeito usou ainda o colapso no sistema de saúde do Amazonas como justificativa para suspensão da prova na cidade.
Amazônia em Dados - A iniciativa “Concertação Pela Amazônia” lançará, amanhã, o portal “Amazônia Legal em Dados”, com acesso liberado a qualquer pessoa. O site proporcionará de forma inédita uma visão integrada dos 9 Estados da Amazônia Legal, reunindo 113 indicadores em 11 temas como ciência e tecnologia, demografia, desenvolvimento social, educação, economia, infraestrutura, institucional meio ambiente, saneamento, saúde e segurança.
Vacina e comida - O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), resumiu, no Twitter, o que chamou de “caminho apontado pelo presidente (Da Câmara) Arthur Lira (PP-AL). “Diria que o objetivo da pauta da Câmara é: ‘vacina no braço, comida na mesa e retomada da economia’. Vacina, auxílio e reformas que melhorarão o ambiente de negócios pro país voltar a crescer”, escreveu.
Desvinculação - Na mesma plataforma (Twitter), Lira afirmou que o Orçamento trará “proposta de desvinculação total de receitas” e estará “até 25 de março no plenário”. “O Brasil precisa de ações. E vamos avançar. O Calendário Brasil está pronto e vai ser uma guinada na direção que todos queremos. Um trabalho que não é individual. É de todo o Congresso Nacional”, afirmou.
Entregadores... - A presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast) da Aleam, deputada Nejmi Aziz, protocolou requerimento propondo ao Governo do Estado a inclusão dos trabalhadores de transporte e entrega de produtos no sistema delivery nos grupos prioritários da vacinação contra Covid-19. Esses trabalhadores estão expostos ao coronavírus em razão do trabalho que realizam diariamente.
...com prioridade - “Chamou minha atenção a necessidade de garantir proteção à saúde dos entregadores de delivery que estão expostos à infecção, tendo em vista a importância dos serviços de entrega. Por isso protocolei requerimento pedindo a inclusão desses trabalhadores nos grupos prioritários para receber a vacina contra o coronavírus”, destacou Nejmi.
Salões e academias - Já na CMM, vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), usou o seu tempo no pequeno expediente ontem para defender a reabertura de academias e salões de belezas com a capacidade reduzida e desde que os estabelecimentos sejam sanitizados.