Publicidade
Sim & Não

Perícia do IML sob suspeição

15/09/2017 às 21:09
Show iml

Inquérito aberto pelo Ministério Público Estadual (MPE/AM) vai investigar a qualidade das perícias realizadas pelo Instituto Médico Legal (IML). O MP quer saber se o órgão está adequado às “diretrizes modernas” das normas de peritagem, de modo a subsidiar investigações criminais. A apuração tem como base o relato de um homem que disse ao MP ter procurado o IML para fazer exame de corpo delito, foi “entrevistado” por um perito, mas sequer teve o corpo periciado.

Será?   Políticos com mandato, caso dos deputados estaduais Dermílson Chagas (PEN) e Sidney Leite (Pros), analisam se realmente aceitariam compor o secretariado do governador eleito Amazonino Mendes (PDT), na hipótese de serem convidados formalmente. 

Regra Não que falte vontade, mas a legislação eleitoral determina a todos aqueles que queiram se candidatar em 2018 que larguem as secretarias no Poder Executivo Estadual em março do ano que vem, ou seja, seis meses após assumir. 

Zangado Matéria publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo” registra a manifestação indignada do presidenciável Ciro Gomes, do PDT, pela posição do PT na eleição suplementar do Amazonas. Ciro, conforme a matéria, disse ter ficado insatisfeito com o apoio de petistas a Eduardo Braga (PMDB).

Tripartite No pleito que escolheu o governador-tampão, o PT tinha o deputado estadual José Ricardo como candidato. No segundo turno, oficialmente a sigla ficou neutra, mas na prática se dividiu em três: um grupo pregou voto nulo, outro  apoiou Braga e um terceiro pediu votos para Amazonino Mendes, do PDT de Ciro.

Desespero  Uma paciente do Hospital Cecon foi aos prantos na frente de um médico, na última quinta-feira (14), quando ele anunciou que um procedimento de “conização do útero” (intervenção para evitar o câncer) seria cancelado por falta de material. A paciente é do interior e não terá como voltar à capital novamente na data reagendada.

Descaso A promotora de Justiça Silvana Nobre Cabral já investiga por que tantos procedimentos são cancelados e tantos pacientes vêm a óbito de câncer sem conseguir obter sequer os resultados de exames. Também faz parte da apuração da promotora a oferta precária de atendimento básico na rede municipal de saúde. 

Calamidade “Se o município fizesse a parte dele, o Estado não estaria lotado”, diz Silvana Nobre. “Muitos procuram o tratamento preventivo e não são atendidos”, afirma. A consequência, segundo ela, é o agravamento de doenças que levam a uma procura sem precedentes pelo atendimento de alta complexidade. Ela cita uma transplantada de rim que não conseguiu tratar a pressão alta na rede básica de saúde. 

Irmandade Evento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ontem, selou a criação da União dos Vereadores do Amazonas (Uveam). O presidente da entidade será o vereador  Álvaro Campelo. 

Luto A Rede Calderaro de Comunicação (RCC) se solidariza com a família de Affonso Ferreira Lopes, pai do presidente do TJ/AM, desembargador Flávio Pascarelli, que faleceu no Rio de Janeiro, ontem à tarde, onde estava em tratamento médico.