Publicidade
Sim & Não

PMDB e PSDB se ‘estranham’ na pré-eleição

16/05/2017 às 21:32 - Atualizado em 16/05/2017 às 21:33
Show sim e n o03333

Apesar da aparente ‘ascensão’ do PMDB  na gestão do prefeito Artur Neto,  com a ida do vereador Marcel Alexandre para a SMTU, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o partido dá sinais de distância do PSDB. Sondado para assumir a liderança do governo municipal em substituição a Marcel, o vereador Gedeão Amorim, homem de confiança do presidente do PMDB Estadual, senador Eduardo Braga, declinou da missão. Justificou que prefere seguir “independente”.

Gesto   A escolha do vereador Marcel Alexandre para compor o secretariado de Artur é mais uma deferência à Câmara do que um afago ao PMDB. Therezinha Ruiz, do Democratas, é quem deve assumir a função de líder do prefeito na Casa.

Queimação  Corre nos bastidores que Artur Neto tenta emplacar o filho, deputado federal Artur Bisneto, como candidato a vice na chapa encabeçada por Eduardo Braga ao governo. Braga resiste à ideia

Fonte de votos  Os prefeitos do interior do Amazonas ganharam status de estrelas na corrida pelo comando do Poder Executivo Estadual. O deputado federal Átila Lins (PSD), que trabalha para ser candidato a vice-governador em alguma chapa, se reuniu ontem em Brasília com 13 dos 30 prefeitos amazonenses que participam da “Marcha dos Prefeitos”. 

Mais  À noite foi a vez de Eduardo Braga oferecer jantar  ao grupo de prefeitos, também em Brasília. Mais cedo, Marcelo Ramos (PR) participou de encontro com sete prefeitos do AM, ao lado do senador Omar Aziz (PSD) e dos deputados federais Alfredo Nascimento (PR) e Pauderney Avelino (Democratas).

Ausência  Átila Lins, do PSD de Omar Aziz, não esteve presente no encontro em que Marcelo Ramos e companhia se reuniram com os prefeitos. O parlamentar já foi sondado sobre a possibilidade de ser vice de Marcelo, especialmente por sua influência no interior.

União José Ricardo Wendling (PT), que obteve 10% dos votos na eleição para a Prefeitura de Manaus, vai tentar, com o apoio da executiva do partido, unificar a esquerda do Estado, inclusive o PCdoB, em torno de sua candidatura ao governo.

Offline  Após visitar o município de Barreirinha no último fim de semana, o deputado estadual Sidney Leite (Pros) constatou o martírio para o envio de exames a médicos especialistas da capital. Não tem internet. O parlamentar disse que a realidade se repete em vários municípios.

Online Por conta disso, Leite apelou, em sessão da ALE/AM,  para que o novo governo instale internet nos hospitais, já que o problema dificulta inclusive a marcação de consultas.

Cafuné  “Você sonhou o sonho certo e, enquanto muitos te chamaram de ‘louco’, vossa excelência acreditou e, hoje, a Ponte Rio Negro é uma realidade”. Do governador interino David Almeida (PSD), mimando o colega Francisco Souza (PSC), pré-candidato ao governo do Estado. 

Risadaria  A declaração de Almeida foi dada no dia em que a coluna revelou que no grupo de WhatsApp formado pelos deputados estaduais o anúncio da candidatura de Souza, feita por ele próprio, foi tratado como piada entre os parlamentares.