Publicidade
Sim & Não

PMDB terá de se explicar em casa

07/01/2017 às 15:09
Show zaldo0111

Dirigentes do PMDB têm um problema para resolver nos próximos dias. Descobrir uma fórmula de animar a militância mesmo com a sigla tão distante de cargos na administração de Artur Neto (PSDB). Na reforma administrativa anunciada pelo prefeito na sexta, 6, não há sinais de peemedebistas ou indicados do partido sequer no 3º escalão. É grande a chiadeira nas bases da sigla, porque têm certeza de que foi o trabalho delas que ajudaram na vitória de Artur no 2º turno.

E ao vosso reino?   Após o anúncio do secretariado de Artur, militantes do PMDB se perguntavam: “O que será que eles acertaram lá em cima?”. Fala-se em reuniões para acalmar as base que foi para as ruas pedir votos.

Porteira  Uma das apostas do PMDB é que o comitê gestor dos projetos de mobilidade urbana gerido pelo vice-prefeito Marcos Rotta (PMDB) funcione como porta de entrada para outros nomes do partido.

Nº 1  O primeiro peemedebista a aproveitar a janela para o governo tucano aberta por Rotta é Miguel Biango. O vice-prefeito confirmou que o secretário do PMDB vai trabalhar com ele.

Tudo certo  “Discuti isso pessoalmente com o prefeito. Miguel é um ótimo quadro e estudou muito a questão dos modais e de mobilidade urbana. Vai somar bastante”, disse Rotta à coluna.

Passou  O novo chefe da SMTU, Aldo Albuquerque, sinalizou que a Prefeitura de Manaus não terá esse ano o mesmo empenho para impedir o reajuste da passagem de ônibus que o prefeito exibiu às vésperas das eleições em 2016.

Lei é lei  Questionado sobre o assunto, o diretor-presidente da SMTU  lembrou da liminar que obriga a prefeitura a dar o reajuste. “Ordem judicial se cumpre”, afirmou.

Plenário...  O pagamento a parlamentares de dias não trabalhados é um dos pontos que chamaram a atenção da procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Evelyn Freire, na análise das contas do presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), do exercício de 2014.

...fantasma  Arthur Bisneto (PSDB) lidera a lista de parlamentares com faltas remuneradas classificadas pela procuradora de “potencial irregularidade” na gestão de Josué. O tucano, agora deputado federal, faltou 13 vezes sem justificativa, segundo relatório da procuradora.

Reprova    Completam a lista do relatório de Evelyn os deputados e ex-deputados Wilson Lisboa (4), Ricardo Nicolau (3), Belarmino Lins (3), Vicente Lopes (2), Abdala Fraxe (2), Orlando Cidade (1), Luiz Castro (1) e Chico Preto (1). Por essas e outras, a procuradora sugere a reprovação das contas de Josué, multa e devolução de dinheiro público (Leia pág. A3).

Cobertor curto  Com toda a força do setor de identificação da Polícia Civil voltada para identificar as vítimas do massacre no Compaj, o serviço de emissão de Carteira de Identidade em Manaus ficou prejudicado. Pelo menos essa foi a informação que deram a quem foi atrás de atendimento essa semana.

Todo ouvidos Em conversa com o procurador de Justiça José Roque Nunes, o governador José Melo (Pros) disse que aguarda do Ministério Público Estado (MP-AM) sugestões sobre outro modelo de gestão de presídios, que não o terceirizado.