Publicidade
Sim & Não

Prefeito adia julgamento no TCE-AM

25/10/2016 às 22:09
Show desterro0333

Relator das contas do prefeito Artur Neto (PSDB) no TCE-AM, o conselheiro Érico Desterro, afirmou, nesta terça-feira (25), que por causa do excesso de pedidos feitos pelo prefeito e seus secretários para enviar explicações ao tribunal, o julgamento das contas do Exercício de 2015 da administração do tucano só poderá ser concluído em dezembro. Em resumo: o eleitor vai avaliar Artur no domingo sem saber como ele administrou parte considerável do orçamento da cidade.

Protelando 1   Desterro sustenta que se programou para emitir um relatório das contas em outubro, no máximo novembro. Mas, por diversas vezes, o prefeito, o secretário Ulisses Tapajós (Finanças), e o procurador-geral do Município, Marcos Cavalcante, pediram mais prazo para respondê-lo.

Protelando 2   “Nós notificamos o procurador-geral do município, por duas vezes, e ele só respondeu recentemente, e fora do prazo. Até agora estou esperando as respostas do prefeito”, declarou Érico Desterro.

Tenha dó   Vice-líder do Governo na ALE-AM, o deputado Sabá Reis (PR) fez uma apelo ao secretário Pedro Elias (Saúde) durante audiência na Casa, ontem: que a Susam não aplique um “coice” maior que a “queda” que as empresas envolvidas na “Maus Caminhos” deu nos seus funcionários.

Veja bem Pressionado pela oposição e a opinião pública, o líder do governo David Almeida (PSD) convidou o titular da Susam para explicar os contratos da pasta com as empresas investigadas. O Estado assumiu o pagamento dos funcionários das empresas, depois que a Justiça impediu repasse de dinheiro para elas.

Anunciado  Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), o Estado paga na área da Saúde o preço de ter se afastado das diretrizes do SUS nos últimos 20 anos. Em vez de priorizar contratações diretas, saiu terceirizando tudo.

Cortesia  O atual presidente do Banco do Brasil (BB), Paulo Rogério Caffarelli, visitou, ontem, o governador José Melo. O Estado tem interesse em fechar parcerias com o banco para investimentos no polo de duas rodas do PIM e na nova Matriz Econômica Ambiental.

Retorno  As férias da juíza federal Ana Paula Serizawa acabaram, mas ela não compareceu à sessão do TRE-AM, ontem. Por conta disso, o tribunal transferiu para hoje o julgamento do processo contra o governador. Até aqui, o placar está em 3 a 3.

Ré  1 O deputado federal Hissa Abrahão (PDT) mudou de opinião sobre a PEC 241, e votou contra a Emenda Constitucional que congela gastos públicos por 20 anos.

Ré  2 Na votação em 1º turno, contra a orientação do PDT, Hissa votou a favor da matéria. “Diante do fato da base governista não retirar um dos quesitos que pretende limitar os gastos nas áreas da saúde e educação, decidi pelo voto contrário”.

Quem avisa...O líder do Democratas na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), fez uma ponte, ontem, para que prefeitos eleitos do interior do Amazonas tivessem uma reunião com o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB).

...amigo é Na reunião, Pauderney e o ministro fizeram um alerta aos prefeitos: façam caixa para que os municípios não passem aperto nos próximos anos. “Se eu pudesse dar um conselho aos senhores seria para que façam caixa e tenham uma postura firme na nomeação de cargos”, sugeriu Bruno Araújo.