Prefeito de Borba dá ‘no-show’

Durante a semana, na entrega de um caminhão para Associação dos Produtores Rurais do Igarapé do Piaba, em Borba, fruto de uma emenda da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), liberada pelo Governo do Estado e executada pela Secretaria de Produção (Sepror), o prefeito da cidade, Simão Peixoto, não compareceu e também não mandou representantes. A verdade é que o prefeito e a deputada não se bicam. São adversários políticos e não é de hoje.
Denúncias Alessandra Campêlo já denunciou várias situações irregulares em Borba, principalmente sobre irregularidades no fornecimento da merenda escolar na rede municipal, daí Simão Paixoto ter feito pouco caso com a solenidade de entrega do caminhão.
Investigado O Ministério Público Federal (MPF) está investigando o prefeito do município de Urucará, Enrico Falabella, por suposto desvio de R$ 9,88 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A verba, repassada pelo governo federal garante 60% do valor total obtido aos professores.
Representante A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibilizou um representante para participar de todas as reuniões técnicas, audiências públicas e ações relacionadas à energia elétrica no Amazonas a partir de agora. A decisão foi tomada durante reunião em Brasília entre representante da agência e o deputado estadual João Luiz (Republicanos).
Presenças Também estavam presentes na reunião com a Aneel representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e os responsáveis da Agrekko Energia, da PowerTech Engenharia (empresas distribuidoras de energia elétrica), e da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine).
Termelétricas Na ocasião, também foi discutido com os representantes da Aneel o andamento do licenciamento de usinas termelétricas que estão sendo implementadas no Amazonas. O Ipaam já realizou 54 vistorias em usinas termelétricas no Estado. Até agora, já foram previamente licenciados mais de 90% dos Produtores Independentes de Energia e 91,01% das usinas termelétricas foram instaladas.
Marcha Estudantes indígenas amazonenses estão realizando, às quintas-feiras do mês de novembro, às 17h, no Museu da Amazônia (Musa), no Largo de São Sebastião, reuniões preparatórias para discutir reivindicações a serem levadas para a 5ª Marcha dos Povos Indígenas do Amazonas, que acontece no dia 3 de dezembro, às 15h, com concentração na Praça da Saudade.
Em vigor Está no Diário Oficial do Estado do Amazonas do último 13, a publicação da lei que proíbe o uso de correntes em animais de qualquer espécie. Isso quer dizer que a lei, de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL), já está em vigor no Estado.
Prêmio A Fundação Nestlé Brasil, por meio do programa Crianças mais Saudáveis, premiou a Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas. O prêmio se deve ao projeto “Educação alimentar, hidratação e atividade física é igual a benefícios para aprendizagem”, desenvolvido na escola.