Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Sim e Não

Prefeitura se prepara para 3ª onda


show_photo_2020-04-06_16-49-13_3C5AAE19-D6D4-4C46-9BA3-07E8CDE92311.jpg
22/01/2021 às 07:22

O prefeito David Almeida (Avante) disse que a Prefeitura de Manaus já se prepara para uma terceira onda de Covid-19. “Preciso dar uma informação trágica: precisamos ficar mais tempo confinados pois há uma possibilidade de uma terceira onda, mais devastadora”, afirmou em coletiva de imprensa. Ainda segundo o prefeito, ele irá pedir, novamente ao Ministério da Saúde, “prioridade” para Manaus: “Sou um cara otimista, todos os pedidos que fiz pro Ministério da Saúde esses últimos dias, eles atenderam”.

Prioridade? - Entre os pedidos, David citou  os novos profissionais que chegarão por meio do Programa Mais Médicos para o Brasil e novas ambulâncias. “Só notícia positiva”, completou. Ele  agradeceu, ainda, a todos os profissionais que estão trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde e disse que sai, todas as manhãs, para agradecê-los e orar com eles.

Terceira onda - Recentemente, o cientista e doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Lucas Ferrante, afirmou que caso não haja um lockdown severo e vacinação em massa até fevereiro, as chances do vírus sofrer novas mutações, causando a terceira onda, se multiplicam. 

Suporte - A médica e campeã do Big Brother Brasil 2020, Thelma Assis, está dando suporte nos hospitais de Manaus. “Thelminha” foi uma das personalidades que esteve na linha de frente para doações para a capital, após a crise de oxigênio que o Amazonas vem sofrendo.

Procurando... -  O vice-governador do Amazonas e defensor público Carlos Almeida Filho  não dá as caras nas redes sociais desde outubro do ano passado. Sua última publicação foi para comentar a morte de um amigo, naquele mês, por Covid-19. Fontes da coluna disseram que ele não aparece na sede do Governo desde maio, época do pico da pandemia. 

...o vice - A procura pelo vice veio à tona ontem, quando sites locais noticiaram a nomeação de sua esposa, Tarciana Almeida, como diretora na Casa Civil da Prefeitura de Manaus. Ainda segundo fontes da coluna, seus colegas defensores públicos também estão em busca de notícias dele.    

TCE mira ... - Após o Governo e a Prefeitura de Manaus não apresentarem no prazo previsto -(até às 14h de ontem)  a lista nominal das pessoas que já foram e que serão imunizadas, o colegiado do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas se reunirá hoje para que os membros avaliem valor da multa aplicada aos gestores em caso de desobediência - que pode chegar a R$ 68,2 mil  - e possível determinação para exoneração dos secretários dos cargos.

...secretários - “Os técnicos do Tribunal estão debruçados nos dados apresentados pelas prefeituras do interior do Amazonas, mas é inadmissível que o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, por meio de seus secretários, ignorem uma solicitação do TCE-AM e não apresentem os dados solicitados. Se estão fazendo as coisas certas, não tem porque esconder”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Lei contra fura-fila - O senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou projeto de lei  para punir quem furar a fila de prioridades para vacinação contra Covid-19, com definição de delito correlato ao crime de corrupção ativa. O projeto também prevê pena maior para o agente público que colaborar ou compactuar com o “tráfico de vacinas contra a Covid-19”. A pena maior, segundo Plínio, será aplicada ao agente público, seja autoridade ou executor de plano.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.