Domingo, 25 de Outubro de 2020
Sim e Não

Prefeitura tem que estar na linha de frente


show_WhatsApp_Image_2017-01-30_at_15.23.13_FE45A617-9568-455F-8E6C-80BD7BD26F26.jpeg
18/09/2020 às 08:25

Atentos ao aumento de internações e de casos confirmados de Covid-19 na capital, órgãos de controle começam a pressionar a Prefeitura de Manaus para que exerça um papel mais atuante e ajude o Estado neste combate, a fim de evitar uma segunda onda da doença. A prefeitura tem mais de 250 Unidades Básicas de Saúde e já está mais que provado que o atendimento precoce evita o  agravamento da doença. Esse primeiro atendimento, para os órgãos, deve acontecer nas unidades básicas.  

Exemplo   O município de Coari, que teve um ‘boom’ de casos notificados após testagem em massa no auge da pandemia, não tem mortes por Covid-19 desde o dia 12 de agosto. Com o  diagnóstico precoce, o município consegue iniciar o protocolo nas unidades básicas  antes que a doença se agrave.  

UBSs de referência O município chegou, inclusive, a implementar duas unidades básicas de referência para os atendimentos iniciais de casos sintomáticos “Quando testávamos uma pessoa e ela dava positivo, nós já monitorávamos toda a família e os contatos mais próximos”, explicou Mendes.

Delphina Aziz A medida, já testada e comprovadamente eficiente, vai contra o que o deputado federal e candidato a vice-prefeito de Manaus, Wilker Barreto (Podemos) defende. Segundo ele, a população deve procurar o Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte, assim que sentirem os primeiros sintomas.  

Coletiva No início da noite de ontem, a prefeitura anunciou coletiva de imprensa  com o prefeito Arthur Neto, hoje,  para falar sobre novas estratégias de combate à propagação da Covid-19. Espera-se que as ações sejam mais incisivas no que diz respeito ao diagnóstico precoce.  

Apavorados Enquanto isso, o número de servidores  em regime presencial na Assembleia Legislativa do Amazonas que afirmam que o órgão está contaminado só cresce. À coluna, um servidor denunciou que os ambientes não estão sendo desinfectados e que as reuniões presenciais, tanto no plenário quanto nas comissões, continuam com desrespeito às normas de segurança.  

Testes em massa Depois de vários servidores apresentarem sintomas e até o presidente da Casa, Josué Neto, ter confirmado uma reinfecção, a Aleam resolveu fazer as testagens.  Os números de casos confirmados, no entanto, são especulações e  só poderão ser confirmados pela FVS na próxima segunda-feira. 

Bolsonaros O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) estarão em Manaus hoje, para o lançamento do evento Amazone-se, de retomada do turismo no Estado.

Embratur Os dois filhos do presidente Jair Bolsonaro vêm acompanhados do presidente da Embratur, Gilson Machado, e devem chegar ao local do evento, o Centro de Convenções Vasco Vasques, por volta de 10h. Os candidatos da direita devem estar animados  para conseguirem uma selfie.

Dois anos A 2ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus completou dois anos de atuação. A unidade foi criada pela Lei Complementar nº 190/2018 para dar mais celeridade ao julgamento de crimes contra a dignidade sexual que tenham como vítimas crianças e adolescentes. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.