Publicidade
Sim & Não

Prefeitura vai ter que abrir ‘caixa preta’

26/12/2016 às 20:57
Show prefeitura0555

Termina neste sábado - 31 de dezembro - o prazo estipulado pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) para que a Prefeitura de Manaus, enfim, adeque o portal do Município à Lei da Transparência e deixe de esconder os contratos, a folha de pagamento e os gastos com empresas contratadas sem licitação em grande parte, conforme constatou o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM). Um TAC, para fazer valer as medidas, foi assinado no dia 29 de agosto deste ano.

Detalhes   Pelo Termo de Ajustamento de Conduta, a Prefeitura está obrigada a publicar, em tempo real, informações “pormenorizadas” sobre a execução orçamentária e financeira do Município. Além disso, deve divulgar os contratos na íntegra e os gastos com diárias e passagens aéreas. Esse último serviço já está sendo disponibilizado. 

Nomes   O acordo ainda prevê que a gestão Artur Neto divulgue a remuneração individualizada por nome do agente público. So site da PMM, o link aparece como “em construção”. Internamente, o item é tido como o mais delicado, porque vai expor parte da estratégia eleitoral da campanha tucana, aos mostrar os tentáculos de apadrinhados.

Memória   Atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e principal candidato para seguir no posto na nova legislatura, o vereador Wilker Barreto (PHS) disse que, ao colocar seu nome à disposição dos colegas, para ficar à frente da Casa por mais dois anos, vai pedir que cada um faça uma avaliação dos avanços do Poder, entre 2015 e 2016.

Aclamação?  Wilker Barreto segue para a eleição, que vai acontecer no próximo domingo assim que os novos vereadores tomarem posse dos cargos, fazendo de conta que não sabe que serão seus concorrentes à vaga de presidente. Questionado sobre quem são os candidatos, ele respondeu: “Boa pergunta...”

Injuriado!   O secretário de Segurança, Sérgio Fontes, está disposto a ir até as últimas consequências para descobrir quem são os autores das mensagens montadas, via WhatsApp, que usam seu nome para desferir ofensas contra policiais. Em On, ela define os criminosos como “canalhas”. Em Off, a definição tem outros termos.

Solução   O Detran/AM instala amanhã um módulo de fiscalização na Avenida do Turismo que, ao contrário dos demais, ficará fixo na estrada e vai funcionar 24h por dia. A iniciativa tem como objetivo acabar com os “rachas” na via, além de forçar a redução de velocidade, descontrolada desde que o Município decidiu abandonar a fiscalização eletrônica nas principais avenidas da cidade.

Irresponsáveis   O presidente do Detran/AM, Leonel Feitoza, se diz preocupado com as consequências da imprudência no trânsito, no Réveillon. “Se no Natal, que é uma festa de família, saem fazendo besteira, imagine no Ano Novo”, comentou Feitoza. Só no último final de semana,  232 motoristas foram autuados pela fiscalização de trânsito, 35 flagrados bêbados ao volante. 

Meta   O médico e diretor do Pronto Socorro João Lúcio, Édson Ramos, não esconde de ninguém que almeja o posto de secretário Estadual de Saúde. Fala sobre o assunto em alto e bom som nas reuniões que comanda no hospital. Pedro Elias, atual titular da Susam, foi quem o colocou lá, há dois meses.