Publicidade
Sim & Não

Prejuízo pode vir de outra reforma

11/03/2017 às 18:27
Show temer0333

A bancada federal do Amazonas aproveitou o espaço que teve na agenda do presidente  Michel Temer, na última quinta-feira (9), para alertá-lo que, mais do que o tumulto que poderá ser gerado pela reforma da Previdência, o que mais preocupa o Estado é a reforma tributária. A alteração das regras de PIS e Cofins, que será enviada ao congresso pelo governo federal, poderá trazer prejuízos para  a Zona Franca de Manaus (ZFM). O empresariado local também está em alerta.

Parcelada  Os representantes do Amazonas no Congresso Nacional vão precisar redobrar a atenção já que a reforma tributária vai chegar “fatiada” na Câmara e no Senado. “Vamos ter que resguardar algumas garantias (para a ZFM)”, diz o senador Omar Aziz (PSD).

Reajuste   O Ministério da Fazenda deve apresentar mudanças nas regras de cobrança do PIS e, posteriormente, do Cofins  -contribuições que incidem sobre o lucro das empresas. Em ambos os casos, a expectativa é de aumento da carga tributária.

Empurrado    Por falar em reforma, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ari Moutinho, manifestou apoio aos ajustes na Previdência. “Não existe almoço de graça, as pessoas têm que enfrentar isso. Cortar na carne para fechar a conta. E o (Michel) Temer está tendo essa coragem por falta de opção, ele está tão mal que está tendo que fazer alguma coisa”.

Quase lá   O deputado federal Alfredo Nascimento (PR) ainda se recupera da cirurgia a que foi submetido na coluna, no mês passado, mas retoma as atividades em Brasília nesta semana, quando deve receber alta médica.

Solidariedade   Nas redes sociais, o prefeito Artur Neto (PSDB) ganhou diversas manifestações de apoio após anunciar licença de 30 dias para  tratamento e cirurgia do câncer de próstata. Um dos internautas disse: “Nessa hora deixa-se as preferências políticas de lado e desejamos sucesso na cirurgia e ótima recuperação”. 

Superação   Outro seguidor de Artur, que superou a  doença, afirmou: “Tive que fazer a cirurgia há 5 anos e estou bem. Manaus possui grandes médicos como os drs. Cristiano, Gilberto Ayden, Lélis Marioti, Manoel Matias e muitos outros. Fazer a cirurgia em Manaus ou em outro Estado, tanto faz, tudo é questão de opção”.

Quem não é visto...  O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA/AM) não quer mais passar despercebido. O órgão decidiu lançar um edital de licitação para contratar uma agência de publicidade. A concorrência pública acontece no dia 25 de abril, às 14h, na sede do órgão.

Presídios   O governo do Estado abriu crédito adicional especial de R$ 44 milhões no orçamento deste ano para a construção e aparelhamento do sistema penitenciário do Amazonas, além da compra de equipamentos e viaturas. 

Servição  Vai custar R$ 5,4 milhões, pelo período de um ano, um serviço contratado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania para a utilização de embarcação, com tribulação, alimentação, sistema de comunicação via satélite e manutenção preventiva.  O contrato foi feito com a empresa Juruá Estaleiros “para atender as necessidades da Sejusc”.