Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Sim & Não

Presentes, mas não no Plenário


ale-am_DF08A78A-A1D6-4DDF-BD7B-22771FEF8225.jpg
14/11/2019 às 08:08

A votação de 23 projetos, agendada para a terça-feira (12) mas adiada para ontem (13) por falta de quórum na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), aconteceu. Mas um detalhe chamou a atenção de quem estava por lá. Muito embora no painel estivessem registradas as presenças de todos os deputados, no plenário, efetivamente, só havia 12 parlamentares quando a votação teve início. Vale ressaltar que o quórum mínimo para votação na ALE-AM é de 13 deputados.

Estratégia Para levar a votação adiante, o presidente da Casa, Josué Neto (PSD), mudou a estratégia. No dia anterior, insatisfeito com apenas 14 presenças registradas no painel, pediu para abrir a contagem de presenças novamente e foi surpreendido com apenas 11 deputados, quórum insuficiente.

Presenças Ontem, ao se deparar com o painel registrando a presença de todos os parlamentares, não repetiu o erro. Deu prosseguimento à votação sem solicitar a recontagem, o que poderia obrigá-lo a adiá-la mais uma vez.

Recorrente O problema é recorrente na ALE-AM: deputados presentes na Casa, mas fora do plenário em momentos em que se faz primordialmente necessário que ocupassem seus lugares no local.

Medalha Em sua primeira aparição pública após finalmente receber a medalha de bronze das Olimpíadas de Pequim 2008, o atleta amazonense Sandro Viana foi condecorado com a medalha Ruy Araújo na ALE-AM. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB).

Soluções Uma parceria inédita entre a escola de robótica Manaós Tech for Kids e a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) vai selecionar universitários das áreas de Saúde e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para desenvolverem projetos de soluções tecnológicas para a área da Saúde. Trata-se do projeto “FHAJ Lab”.

Polêmica Tem causado polêmica nas redes sociais um outdoor de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) posicionado em uma esquina no bairro Parque Dez. Com uma foto do presidente, o outdoor estampa a mensagem “O Brasil apoia contra a imundíce (sic) do jornalismo mentiroso”.

Grafia Posicionado onde costumeiramente apoiadores do presidente têm exibido mensagens contra seus desafetos, o outdoor recebe críticas pela grafia incorreta da palavra imundice (com acento agudo onde não deveria existir) e pelo ataque à liberdade de imprensa.

Denúncia A Federação Nacional dos jornalistas emitiu nota, ontem, – em conjunto com seus sindicatos filiados, incluindo o do Amazonas –  denunciando a inconstitucionalidade da Medida Provisória que revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas  e de outras 13 profissões.

Saúde A portaria que cria o Comitê de Saúde Integral LGBT foi assinada pelo secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, durante a abertura do III Congresso de Saúde LGBT, na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.