Publicidade
Sim & Não

Presidente confrontado sobre a Zona Franca de Manaus

10/08/2017 às 21:36
Show temer 1234

O governador David Almeida (PSD) pretende aproveitar  encontro com o presidente Michel Temer (PMDB), hoje, para questioná-lo sobre a aprovação da lei que regulamenta a redução do ICMS pelos estados para atração de empresas. David apresentará pessoalmente o protesto do Amazonas contra o texto sancionado por Temer, que ameaça  a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). À coluna, David revelou que, se não houver chance de reverter politicamente a situação, buscará meios jurídicos.

Palco  A chance para o confronto “em pessoa” com o presidente será no Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Mato Grosso, para onde David embarcou às 15h de ontem. Temer deve inaugurar lá, em Lucas do Rio Verde, a 1ª usina de etanol  de milho do País.

De boa Em Manaus, Flávio Pascarelli, governador em exercício, não mexeu na agenda do  “primeiro dia de interino”. Presidente do Tribunal de Justiça, ele despachou na sede do Judiciário de tarde e, à noite, assistiu aula do doutorado.

Barril de pólvora Na posse para seu segundo mandato à frente da Associação dos Magistrados do Amazonas, o juiz Cássio Borges dos Santos defendeu bandeira polêmica: a universalização das eleições no TJ. Cássio defende que juízes também possam votar na escolha do presidente do Poder.

Blindagem Emenda constitucional proposta pelo deputado federal Hissa Abrahão (PPS) para dificultar a alteração das regras que disciplinam a ZFM passou na Comissão de Constituição e Justiça. O novo texto estabelece quórum qualificado – 257 deputados e 41 senadores – para mudanças.

Deu ruim  O deputado estadual Platiny Soares (DEM) enfrentará o Comitê de Ética do partido logo após a eleição suplementar. Será investigada conduta imprópria nos áudios vazados no primeiro turno, em que ele “fatia” uma virtual gestão de Rebecca Garcia (PP).

Mais ética  Das 24 denúncias recebidas pelo Comitê de Combate à Corrupção e Caixa Dois nesta eleição, dez viraram representações ao MP eleitoral. O grupo se reúne às 19h de hoje para traçar as estratégias do segundo turno. Dom Sérgio Castriani, o arcebispo de Manaus, é convidado de honra.

É fake A “notícia” de que José Melo (Pros) pode reassumir o poder na próxima semana diante da desistência do autor da ação de cassação, Eduardo Braga (PMDB), é mais falsa que nota de R$ 3. A informação foi repelida por advogado de Braga: “É um devaneio!”.

Cavalos A Secretaria de Infraestrutura publicou no Diário Oficial, ontem, a homologação do resultado da concorrência para reforma das instalações de equoterapia no regimento montado da PM, no Dom Pedro. A Engetech fará a obra, orçada em R$ 1,8 milhão.

Letras  O diretor jurídico de A CRÍTICA, Júlio Antônio Lopes, teve o nome aprovado pela Academia Carioca de Letras para tornar-se Membro Correspondente da entidade. O comunicado a Lopes foi feito esta semana pelo presidente da Academia, Ricardo Cravo Albin.

S.O.S.  O Governo de Roraima pediu à União o envio de reforço para a segurança na fronteira com a Venezuela, onde o crime explodiu com a crise. Dos 7,6 mil venezuelanos que pediram refúgio no Brasil no primeiro semestre deste ano, 6.438 o fizeram via Roraima.