Publicidade
Sim & Não

Presídio Federal no Amazonas

01/05/2017 às 18:56
Show cleitman

Uma equipe do Departamento Nacional Penitenciário (Depen) estará hoje, em Manaus, para uma conversa preliminar com o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cleitman Coelho, e técnicos do Governo do Estado  para avaliar a possibilidade de construção de um presídio federal no Amazonas. Seria uma unidade nos moldes das existentes em Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Campo Grande (MT) e Porto Velho (RO).

Mais   O grande desafio será convencer os prefeitos dos municípios com potencial para receber uma unidade deste tipo. Em Manaus, por exemplo, há uma grande má vontade do prefeito Arthur Neto (PSDB) em licenciar este tipo de empreendimento.

Dedicado Para os que não acreditaram na formatura do deputado federal Silas Câmara em jornalismo, ele anda brandindo o histórico escolar que aponta um coeficiente de 9,377, bem acima da média dos demais estudantes da área da Faculdade Boas Novas, que é administrada pela igreja Assembleia de Deus.

Nova matriz O governador José Melo (Pros) está apostando no desenvolvimento a partir da mineração. Ele afirma que  maiores reservas minerais estratégicas do Brasil estão na Amazônia, mas não podemos e nem precisamos derrubar uma árvore para explorar isso.

Pitinga Conforme Melo, grande parte das reservas está a céu aberto, em áreas já modificadas pela ação do homem. Ele cita o exemplo da mina de Estanho da Paranapanema, em Presidente Figueiredo, onde o rejeito da exploração acumulou tântalo e nióbio no valor de US$ 55 bi.

‘Agro’  Outro exemplo. O Brasil importa mais de 90% do potássio que precisa para o agronegócio. Aqui no Estado, temos reserva de potássio para abastecer o agronegócio brasileiro por 80 anos.

Fiscalização O vereador Marco Antônio Chico Preto (PMN) se debruçou sobre o plano de governo apresentado por Arthur Neto na eleição do ano passado. O resultado deste estudo será o projeto “Voz das Ruas”, que colocará o povo para fiscalizar o andamento das obras prometidas em 2016.

Conversa Crianças e adolescentes que vivem em abrigos públicos de Manaus serão ouvidos, hoje, às 9h, Aldeia Infantil SOS Brasil, no Alvorada, por representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas, Defensoria Pública e Ministério Publico do Estado.

Homenagem  O empresário Celso Vieira Bivar recebe, hoje, às 11h, o título de Cidadão do Amazonas na ALE-AM.

Posse Será hoje também, no auditório desembargador Ataliba David Antonio, às 10h, a posse de Anselmo Chíxaro como novo desembargador do TJ-AM. Ele foi eleito no último dia 4 de abril pelo critério de antiguidade.

Beleza rara Frequentadores do Parque Rio Negro, em São Raimundo, estão reclamando do estado de conservação do mesmo, um dos mais bonitos de Manaus.

Sisreg O Ministério Público de Contas ingressou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado para que se apure a “regularidade, legalidade e conformidade operacional e jurídica do Sistema de Marcação de Consultas on line da Secretaria de Estado da Saúde”.