Publicidade
Sim & Não

Pressão do TCE-AM surte efeito

04/04/2016 às 23:19
Show tce

A lupa que o Tribunal de Contas do Estado colocou sobre a gestão da Susam vem surtindo efeito. Por pressão do órgão, por exemplo, um termo de ajustamento obriga a pasta a regularizar o pagamento de médicos para que cirurgias cardíacas não sejam mais suspensas, como vinha ocorrendo no Hospital Francisca Mendes. Ontem, o secretário de Saúde Pedro Elias informou ao procurador Carlos Alberto, fiscal das contas da secretaria este ano, que 4.580 concursados serão chamados em 2016. 

Planejamento  

Desta vez, são os aprovados no concurso de 2014 a serem chamados pela Susam. Ainda este mês vão ser 1.104. Em julho, outros 1.720 assumem e, em novembro, 1.756 concursados serão convocados. Os números foram passados por Pedro Elias ao procurador Carlos Alberto. 

Rock-and-roll  

“O Rock in Rio é bem vindo ao Amazonas, assim como qualquer outra empresa que queira investir em nosso território”. Do prefeito Artur Neto (PSDB), sobre o evento Amazônia Live, que acontecerá em Manaus, em agosto, “projeto de caráter socioambiental e que pretende chamar a atenção do mundo para os impactos do aquecimento global”. 

Tu mesmo   

Guto Rodrigues, ex-secretário municipal do Trabalho, será o candidato do PPS à Prefeitura de Manaus. A decisão foi oficializada neste fim de semana. Rodrigues tomou a dianteira na disputa desde que Hissa Abrahão decidiu abandonar a legenda e filiar-se ao PDT, partido que ficará sob seu comando no AM. 

Meteórico  

Para o presidente estadual do PHS, vereador Wilker Barreto, que também preside a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a sigla é um sucesso. “Nós assumimos o partido em 2013, participamos das eleições em 2014, e trouxemos para o partido 20 mil votos para deputado federal, a maior votação no Norte do partido”, afirma. “Os números não mentem”, acentua. 

Participação  

Ao todo, a legenda tem 15 representantes em Câmaras de Vereadores (quatro na capital) e um prefeito. “Agora para 2016, o PHS faz o projeto de participação nas discussões dos problemas dos 62 municípios do Estado, com números que nos orgulham”, diz Wilker. 

Radical 1   

Medida de grande impacto no sistema de transporte coletivo está prestes a ser tomada pelas empresas do setor. Para reduzir custos, a função de cobrador pode ser eliminada dos ônibus de forma gradativa, nos moldes do que ocorreu em Goiânia, Rio Branco e Campo Grande. A tecnologia embarcada nos veículos já permite a mudança.  

Radical 2  

Entre os argumentos das empresas para a alteração estão o aumento dos gastos e o veto ao reajuste da tarifa de ônibus. Além disso, os atrasos no repasse de subsídios  e o não pagamento das operações nas eleições de 2014 pesaram nas contas, dizem as empresas. 

Leseira 

Um erro de redação atrasou a liberação pelo Ibama do licenciamento da manutenção do “trecho do meio” da BR-319 . A informação foi repassada pela presidente do órgão, Marilene Ramos, à senadora Vanessa  Grazziotin.

Justo 

O general Guilherme Theophilo  recebeu homenagem do Inpa, ontem, por ter idealizado o Pró-Amazônia, projeto do Exército que dá apoio a pesquisadores que atuam em lugares remotos da Amazônia.