Publicidade
Sim & Não

Previdência é o próximo embate

28/12/2016 às 22:47
Show jos  melo

O governador José Melo (Pros) comemorou ontem, em entrevista de rádio, o fato de já ter feito o “ajuste fiscal” exigido pelo governo federal aos Estados e sustentou que, agora, vai partir para a Reforma da Previdência no Amazonas. “A minha reforma e o ajuste fiscal já foram feitos, e agora temos de tratar a questão da previdência porque ela sozinha representa mais de 50% de todo déficit que o Brasil tem em relação as suas contas públicas”, afirmou José Melo. 

Dúvida   Ainda não se sabe, porém, se Melo vai levar a proposta de reforma ao MP e ao Poder Judiciário, que não se submetem ao regime do AmazonPrev.

Ponderação   O vereador Marco Antônio Chico Preto (PMN) propôs ontem uma reflexão a todos os colegas que farão parte da nova legislativa da Câmara Municipal de Manaus. Candidato à presidência da Casa, ele propôs aos vereadores eleitos e reeleitos uma agenda que vá ao encontro do povo.

Proposta   “Temos que ser exemplo e votar por convicção em quem irá gerir a nossa Casa e não apenas por "devoção” “, disse ele em texto encaminhado aos colegas. “Pense na imagem que a população irá fazer de você se não tiver uma lei de sua autoria aprovada durante os 4 anos de mandato que não custam passar”, provocou.

Mudança  O jornalista Marcos Santos já dá as cartas na Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semcom) e já é chamado de “secretário” na Prefeitura de Manaus. Célio Júnior, atual titular da função,  talvez seja reaproveitando em outro posto. Ou não.

Fico!   A secretária municipal de educação, Kátia Helena Schweickardt, reuniu ontem seus colaboradores para dizer que vai, sim, permanecer na pasta. Quem participou da reunião ouviu da gestora que ela enfrentou uma queda-de-braço com o PMDB. Mas venceu.

Lista  O prefeito Artur Neto promete anunciar apenas na sexta-feira quem vai compor o staff do Município a partir de janeiro de 2017. O vice, Marcos Rotta (PMDB), deve ser tornar um dos principais manda-chuva do governo municipal.

Crucial  O relato de uma testemunha que está atualmente sob a proteção do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas no Amazonas (Provita/AM) foi essencial para a prisão do prefeito afastado de Maraã, Magno Moraes, suspeito de orquestrar a morte do antecessor, Cícero Lopes. 

Curioso Para se livrar da polêmica em torno da cobrança de taxas para o custeio da Segurança Pública do Estado, a SSP/AM distribuiu texto no qual exemplificar que tipo de procedimentos serão cobrados. Entre eles está “exame de corpo delito para fins particulares, por exemplo: exame de virgindade para casar com mórmom nos EUA”.

Pagamento  Ainda no mesmo texto, a SSP/AM diz que haverá cobrança para “exame toxicológico para concurso, para satisfazer a vontade de pais desconfiados”. 

Outorga   A emissão de licença para uso dos recursos hídricos no AM, novo serviço que será oferecido pelo Ipaam, está entre os itens a serem esclarecidos, hoje, pela diretora-presidente do órgão, Ana Aleixo, em entrevista coletiva às 10h, na sede do instituto.